Como escrever uma proposta de projeto ou de trabalho em três parágrafos
Professor Diogo Arrais explica como funciona o princípio textual “início-meio-fim”, válido para apresentar uma ideia em texto
Da Redação
Publicado em 16 de julho de 2019 às 12h00.
Última atualização em 16 de julho de 2019 às 12h00.
Quanto mais experiente em relação ao uso da Língua, mais cautela tem o profissional: é por causa da organização de ideias que muitos negócios são selados. É por causa da educação que muitos executivos chegam a cargos máximos. O estrategista nos parágrafos tem grande poder de convencimento.
Ganha mais um sujeito fino com a palavra?
No trajeto comum do brasileiro, são raríssimos os profissionais cientes sobre a função dos parágrafos. Em simples analogia, parágrafos são “cômodos” textuais; o escritor, arquiteto deles. Sem um projeto lógico, a mensagem ficará confusa.
Para evitar desordens, faça um projeto textual em acordo ao objetivo da mensagem (apesar de óbvio isso, muitos profissionais correm o perigo do improviso e do não revisado). Exemplo: no momento de apresentar uma proposta de trabalho ou um determinado orçamento, tenha em mente o princípio textual “início-meio-fim”. Vejamos abaixo:
1º PARÁGRAFO: Boas-Vindas e Expressão de Conformidade (Conforme nossa reunião, segue anexo o orçamento...)
2º PARÁGRAFO: Diferenciais da Metodologia (Para agilizar, na primeira semana de trabalho, serão executadas as reformas...)
3º PARÁGRAFO: Conclusão Concisa (Por fim, teremos uma redução de gastos de X, Y. Muito obrigado pela confiança!)
Aqui vale uma nota: a importância dos conectores “conforme”, “para”, “por fim”. Esses ligantes garantem a didática do texto, garantem a fluidez da ideia apresentada. Como estratégia para o dia a dia, é bom ter acesso, sobre sua mesa de trabalho, a essas “palavras mágicas” da Língua (são encontradas nos capítulos gramaticais sobre Conjunção e Preposição).
Em suma, antes de redigir, faça um projeto textual, pensando em como serão os parágrafos; evite o risco de perder uma negociação por causa da falta de ordem, de clareza.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS