Exame Logo

Como convencer seu chefe a deixar você trabalhar de casa

Confira 10 dicas para para convencer seu gestor de que o home office pode ser uma ótima ideia

Home office: Seu chefe precisa confiar que você não vai desapontá-lo (Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2016 às 15h00.

Menos estresse no trânsito, mais economia no almoço e o conforto daquele moletom surrado... Trabalhar de casa tem uma série de vantagens e, em muitos casos, realmente funciona. O problema é que o home office ainda está relacionado a pontos negativos e tem muito chefe que torce o nariz para esse novo jeito de trabalhar. Mas calma, cada vez mais pessoas estão aderindo a ideia, especialmente nas grandes cidades, onde chegar ao escritório muitas vezes é uma verdadeira saga. Então se liga nessas dicas para convencer a chefia de que trabalhar em casa pode ser uma boa ideia.

1. Em primeiro lugar, analise se o home office é realmente viável

Nada de dar um passo maior do que a perna, OK? Analise cuidadosamente se a empreitada vai funcionar de fato. Você tem todos os equipamentos que precisa em casa? É OK comunicar-se apenas remotamente com os colegas de trabalho? Caso necessite fazer ligações internacionais, por exemplo, isso não vai ser um problema? Na sua casa existe um cantinho organizado e propício para o trabalho? E existe silêncio? Avaliar tudinho com cuidado é indispensável para não cometer uma baita gafe.

2. Analisou tudo? Então mostre isso ao chefe

Antes que ele faça essas perguntas que você acabou de ler no item 1, adiante-se e exponha a sua análise a respeito das condições favoráveis. Transparecer segurança é um ponto importantíssimo, só assim seu chefe dará esse voto de confiança.

3. Fale sobre economia de tempo

Você leva uma hora para ir e outra para voltar do trabalho? Exponha isso ao seu chefe. Quem sabe não dá para converter esse tempo inútil em mais produtividade ? Leve propostas nesse sentido.

4. Fale sobre qualidade de vida

Estresse no trânsito e no transporte público são coisas que fazem parte da vida de quem trabalha longe de casa. E esse estresse pode ser um baita calcanhar de aquiles na vida profissional. Fale sobre o tempo gasto tanto de forma quantitativa, quanto qualitativa. Chefes inteligentes sabem que a qualidade de vida reflete diretamente no rendimento dos funcionários.

5. Fale sobre economia de dinheiro

Calcule quanto você gasta para trabalhar fora de casa e avalie se você está disposto a ajustar o seu salário. Se a resposta for "sim", então essa é uma grande carta que você tem na manga! Outra coisa: se você não está usando o espaço físico da empresa, automaticamente seu chefe tem menos gastos com energia, água, telefone, materiais de escritório e até café.

6. Se possível, fale sobre horários alternativos

Esse não é um item que se aplica a todo tipo de trabalho, mas em alguns casos é válido argumentar que você costuma ser mais produtivo à noite, por exemplo. Você realmente precisa estar trabalhando das 9h às 18h ou pode flexibilizar seus horários? Analise esse aspecto e, se possível, use ele a seu favor.

7. Mostre-se disposto a encarar novos desafios

Esse não é o momento de fazer corpo mole. Seu chefe precisa ter a confiança de que você não vai desapontá-lo nessa nova fase. A maioria dos empregadores gosta de ver com os próprios olhos a postura profissional dos contratados, coisa que ele não poderá fazer enquanto você estiver em casa. Compense isso mostrando que você é capaz de impressioná-lo mesmo à distância.

8. Proponha um teste

As coisas não acontecem da noite para o dia, né? Mostre-se aberta a fazer uma tentativa, assim seu chefe pode avaliar a experiência para comprar (ou não) a ideia.

9. Proponha um home office parcial

Mesmo assim ele não está muito convencido de que a proposta é boa? Tente negociar um esquema "meio a meio". Alguns chefes concordam que o funcionário passe a manhã trabalhando em casa e vá ao escritório apenas de tarde, por exemplo. E isso é uma mão na roda para escapar da hora do rush! No final das contas, isso pode acabar funcionando como um teste para que no futuro você tente flexibilizar seu horário ainda mais.

10. Comprometa-se com o feed back
Desde o início você precisa deixar claro que, caso o chefe note uma queda no seu rendimento, você pode voltar a trabalhar da mesma forma que antes. Mais uma vez, é preciso estar ciente de que ele estará de olhos bem abertos, afinal, esse é um voto de confiança depositado em você. Lembre-se que autodisciplina é alma do negócio no home office e mostre que você é capaz de fazer essa experiência dar certo.

São Paulo – A cada dia menos chefes torcem o nariz ao ouvir a expressão home office . Pesquisa recente da Robert Half aponta que em três anos 44% dos diretores de recursos humanos do Brasil ampliaram a adoção do teletrabalho . O levantamento que teve a participação de 1.675 gestores de 12 países, sendo 100 do Brasil, mostra que, globalmente, 29% dos participantes enxergam um aumento do uso de home office como modalidade de trabalho. O aumento da produtividade é o resultado do ganho de autonomia e flexibilidade com o teletrabalho, segundo a percepção de 75% dos entrevistados. Mas a equação só fecha se disciplina for um componente com peso dobrado. De acordo com a equipe da Robert Half, cumprir horário de expediente, manter o networking e estabelecer metas diárias e semanais são hábitos imprescindíveis para quem quer ter sucesso trabalhando em casa. Outro fator importante é a escolha do local de trabalho. Espaço determinado, bem iluminado, confortável e com as ferramentas necessárias à mão também colaboram para a produtividade. Veja, nas fotos, exemplos de ambientes de home office e inspire-se para montar o seu escritório em casa. As imagens foram cedidas pelo portal Viva Decora.
  • 2. 1. Para estimular a criatividade

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    Para estimular a criatividade de quem usa o espaço, a escolha foi pela cor amarela que também enriquece os detalhes. O projeto é de Roberto Carril.
  • 3. 2. Para dar sensação de amplitude

    3 /12(Thinkstock)

  • A mesa de acrílico ou de vidro transparente é ideal para quem quer tornar o espaço de trabalho mais amplo e também sofisticado. O projeto é de Marília Veiga.
  • 4. 3. Personalidade dá conforto

    4 /12(Thinkstock)

    Um ambiente que transpareça a personalidade e os gostos do profissional é muito mais confortável para trabalhar. O projeto é de Adriana Noya.
  • 5. 4. Para quem não tem muito espaço

    5 /12(Divulgação)

    Um canto despretensioso da casa que se transformou em home office. O projeto da Escala Arquitetura trouxe uma solução para quem não tem muito espaço em casa, mas quer definir um local de trabalho separado do resto.
  • 6. 5. Para aproveitar a luz natural

    6 /12(Divulgação)

    A escolha dos móveis neste projeto de home office teve o objetivo de aproveitar o espaço da melhor maneira, além de priorizar a iluminação natural. Quem assina é Patrícia Kolanian Pasquini.
  • 7. 6. Dividindo espaços

    7 /12(Divulgação)

    Nem sempre é possivel reservar um cômodo para o home office. Neste caso, a solução foi apostar na convivência (pacífica, de preferência) entre lazer e trabalho. Usar madeira na decoração deixa o ambiente aconchegante. O projeto é assinado por Patrícia Kolanian Pasquini.
  • 8. 7. Para manter itens de trabalho sempre à mão

    8 /12(Divulgação)

    Manter os itens de trabalho sempre à mão é uma das recomendações para ser produtivo usando home office. Uma maneira de fazer isso pode ser apostando no uso de prateleiras. O projeto é de Pascali Semerdjian.
  • 9. 8. Luz para produzir

    9 /12(Thinkstock)

    Um ambiente bem iluminado ajuda na concentração, requisito essencial da produtividade. No projeto, focos de luz foram colocados acima da mesa. O projeto é de Cyntia Sabat.
  • 10. 9. Home office no quarto

    10 /12(Thinkstock)

    Mais uma solução para quem não tem um cômodo só para fazer de escritório, mas quer delimitar uma área específica para trabalhar. Luz natural e madeira garantem aconchego e iluminação. O projeto é assinado por Eduarda Corrêa.
  • 11. 10. Luz e ventilação

    11 /12(Divulgação)

    Luz natural e ventilação são dois compenentes que estimulam a produtividade. E este projeto  assinado por BY Arquitetura priorizou justamente estes dois item para a criação do espaço de home office.
  • 12. Agora, veja como ajudar o seu cérebro a criar

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosChefesHome officeTeletrabalho

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame