Com hífen ou sem hífen: veja três dicas do professor de português
Em sua coluna, o professor pega exemplos relacionados ao conflito entre Ucrânia e Rússia para explicar o uso ou inexistência do hífen
Da Redação
Publicado em 2 de março de 2022 às 12h29.
Última atualização em 2 de março de 2022 às 12h35.
Com a guerra na Ucrânia, um termo passou a ser usado por muitos estudiosos e jornalistas: “não político”.
Muitos, por instinto gramatical, acabam usando o hífen na expressão. No entanto, com o mais recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, quando o “não” fizer o papel de prefixo, na construção de um nome, o hífen inexiste.
Em suma: não verbal, não político, não fumante são típicas construções sem o uso do bendito sinal.
RUSSO-BRANCO
Natural ou pertencente à antiga Bielorrússia; também conhecidos como bielorrussos, com rr (forma também reconhecida pela Academia Brasileira de Letras).
Vale destacar que o bielorrusso é o adjetivo para o cidadão da República da Bielorrússia ou República de Belarus.
A imprensa brasileira prefere o termo Belarus ao termo Bielorrússia. Os jornalistas aos quais assisto, nessa situação, pronunciam corretamente: Be-la-rus (com a última sílaba tônica).
ADJETIVOS PÁTRIOS COMPOSTOS
Os adjetivos pátrios compostos designam duas ou mais nacionalidades, sendo formados por dois ou mais adjetivos pátrios, possuindo separação por hífen.
Por regra, o primeiro adjetivo aparece na sua forma reduzida, sem sofrer variações. Já o segundo adjetivo aparece na sua forma normal e varia em gênero e número.
São exemplos: porto-alegrenses, sul-mato-grossense, porto-velhense, boa-vistense, porto-vera-cruzense, belo-horizontino e tantos outros.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.arraiscursos.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da EXAME Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.