BTG está com vagas para curso online de programação exclusivo para pessoas com deficiência
Batizado de Jornada Tech, a iniciativa é feita em parceria com a ASID Brasil, consultoria de projetos de inclusão social. Curso terá duração de seis meses e acontecerá pela plataforma Alura
Repórter de Carreira
Publicado em 20 de março de 2023 às 06h30.
Nesta segunda-feira, 20, o BTG Pactual (do mesmo grupo controlador de EXAME) anunciou que está com 25 vagas abertas para um curso de programação online exclusivo para pessoas com deficiência.
Batizado de Jornada Tech, a iniciativa é feita em parceria com a ASID Brasil, consultoria que atua com projetos para inclusão socioeconômica, e acontecerá ao longo de seis meses.
- Flamengo aparece como favorito à Libertadores nas casas de apostas; veja o ranking
- Petrobras diz que não há fundamentos para suspensão de assinaturas de venda de ativos
- Morre Canisso, baixista dos Raimundos, aos 57 anos
- Em parceria com edtech, streamer Gaules oferece bolsas de estudos para curso de programação
- Luisa Stefani cai na chave de duplas do Masters 1000 de Indian Wells
- Acidente com helicóptero deixa quatro mortos em SP
O objetivo do curso gratuito é aumentar a participação de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia. Atualmente, embora o setor conte com mais de 40 mil vagas abertas, apenas 2% das posições são preenchidas por profissionais PCD.
“Faz parte da nossa cultura criar condições de desenvolvimento e inclusão. Por isso, acreditamos que o incentivo à formação de pessoas com deficiência possa contribuir para a inserção delas no mercado de trabalho, proporcionando novas oportunidades de carreira”, afirma Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual.
Como vai funcionar o Jornada Tech?
O curso será dividido em dois módulos: básico e intermediário, cada um com duração de três meses, por meio da plataforma Alura. O módulo básico terá 10 horas semanais e acontecerá entre abril e junho, com aulas sobre introdução à computação e organização de estudos, formação iniciante em programação, introdução a python e mentoria em soft skills.
Já o módulo intermediário contará com 20 horas semanais, entre os meses de julho e outubro, com aulas sobre aprofundamento em python e mentoria de projeto final.
Ao longo da formação, os alunos receberão mentoria individual com programadores voluntários do BTG Pactual, farão visitas mensais ao banco e participarão de workshops e palestras.
Quem pode se inscrever no Jornada Tech?
O curso não exige conhecimento prévio em tecnologia, mas a habilidade será considerada um diferencial. Além disso, os únicos pré-requisitos são:
- Residir em São Paulo;
- Ser uma pessoa com deficiência;
- Possuir ensino superior completo ou andamento ou ensino médio completo;
- Ter conhecimentos básicos de internet.
O processo seletivo será acessível e composto por três etapas: formulário de inscrição, teste de lógica e entrevista.
Como se inscrever no Jornada Tech?
Os interessados devem acessar a página do projeto e realizar a inscrição até o dia 27 de março.