Carreira

BID oferece US$ 80 mil para jovens profissionais

Programa tem duração de dois anos, inscrições terminam em 1º de março

Luis Moreno, presidente do BID: programa para jovens profissionais tem duração de dois anos (Brendan Hoffman/Getty Images)

Luis Moreno, presidente do BID: programa para jovens profissionais tem duração de dois anos (Brendan Hoffman/Getty Images)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 09h18.

São Paulo – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) acaba de abrir processo de seleção para seu Programa de Jovens Profissionais. As inscrições terminam em 1º de março.

Os aprovados no processo de seleção assinarão contrato de trabalho como funcionários plenos do BID e receberão cerca de 80 mil dólares por ano.

A princípio, os aprovados irão trabalhar na sede do BID, em Washington, Estados Unidos. No entanto, há a possibilidade de que os profissionais sejam transferidos para um dos 48 países membros. O programa tem duração de até 24 meses. Mas, de acordo com informações do banco, os profissionais podem ser efetivados a qualquer momento.

Para se candidatar, é preciso ter até 32 anos de idade e experiência de, no mínimo, dois anos nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Project Finance ou Setor Privado. Para afrodescentes e indígenas, o limite de idade é de até 35 anos.

As inscrições devem ser feitas até 1º de março pelo site do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O cadastro deve ser feito em inglês.

O processo de seleção conta com análise curricular. Feito isso, uma equipe de especialistas sênior do BID farão uma análise técnica do perfil de cada candidato e, por fim, o grupo que realizará as entrevistas selecionará os profissionais. A última etapa será realizada na sede do BID, em Washington. O banco custeará todas as despesas com viagens dos candidatos.

Em 2010, 229 brasileiros participaram da seleção. Em 2008, quatro profissionais do país foram aprovados pelo programa.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosDiplomaciavagas-de-emprego

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'