-
1. As brasileiras no topo
zoom_out_map
1/12 (EXAME.com)
São Paulo – Seja como
executivas de carreira, fundadoras do próprio negócio ou até como herdeiras, um grupo seleto de brasileiras estão desbravando um universo que até pouco tempo era dominado apenas pelos homens. Segundo a revista
Forbes, hoje, 14% dos presidentes das grandes companhias com operação no Brasil são
mulheres. “Em comparação, o número de CEOs [mulheres] liderando grandes companhias nos Estados Unidos e Reino Unido está preso em índices inferiores a 5%”, afirma a publicação. E algumas delas estão ganhando projeção internacional. Confira quais são as executivas brasileiras que mais se destacaram nos últimos anos, segundo
ranking recente da
Forbes:
-
2. 1. Maria das Graças Foster
zoom_out_map
2/12 (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)
Quem é: Presidente da Petrobras
Considerada a 18ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a própria Forbes Graça Foster preside a Petrobras desde fevereiro do ano passado. É formada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), além de um MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
-
3. 2. Chieko Aoki
zoom_out_map
3/12 (Divulgação/Blue Tree Hotels)
Quem é: Presidente do Blue Tree Towers Hotels
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, Chieko Aoki lançou a bandeira Blue Tree Hotels em 1997. Antes disso, foi presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da Westin Hotels & Resorts. Em entrevista a EXAME.com no ano passado, Chieko afirmou que
"a vantagem competitiva de ser homem está acabando” e que eles deveriam começar a refletir sobre o que está faltando neles.
-
4. 3. Luiza Helena Trajano
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
Quem é: Presidente da Magazine Luiza
Formada em direito e administração de empresas, Luiza é sobrinha dos fundadores da rede de lojas Magazine Luiza e começou a trabalhar aos 12 anos. Está na presidência da empresa desde 2008. Em 2011, foi convidada por Dilma Rousseff para comandar a Secretária da Micro e Pequena Empresa. A estrutura da pasta só foi aprovada este ano e quem deve assumi-la é o atual vice-presidente do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.
-
5. 4. Adriana Machado
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
Quem é: Presidente da GE Brasil
Adriana é formada em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília. Antes de assumir o cargo de diretora de relações internacionais na GE em 2009, atuou na Câmara Americana de Comércio (Amcham), na Embaixada Americana e em empresas de tecnologia. É é presidente da GE desde o final de 2011.
-
6. 5. Gisele Bündchen
zoom_out_map
6/12 (Divulgação)
Quem é: Empreendedora e fundadora da Sejaa Pure Skincare Este ano, a top brasileira Gisele Bündchen ficou na 95ª posição entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo. Segundo a publicação, no último ano, os produtos que levam a marca de Gisele (entre eles, uma linha de sandálias da Grendene, uma linha da C&A e a linha própria de produtos de beleza) renderam 1 bilhão de dólares em vendas. Entre maio de 2011 e maio de 2012, a
modelo ganhou US$ 45 milhões.
-
7. 6. Sônia Hess de Souza
zoom_out_map
7/12 (Daniela Toviansky)
Quem é: Presidente da Dudalina
Filha dos fundadores, assumiu a presidência da Dudalina em 2003. Em 2010, lançou uma linha exclusiva para mulheres. A aposta deu certo: 30% do total de vendas da empresa no ano passado vieram da coleção de camisas para mulheres.
-
8. 7. Claudia Sender
zoom_out_map
8/12 (TAM/Edu Lopes)
Quem é: Presidente da TAM Linhas Aéreas
Claudia assumiu a presidência da TAM no último dia 23 de maio. Antes disso, foi vice-presidente da unidade de negócios domésticos da empresa e vice-presidente comercial e de marketing. A engenheira química de 38 anos é formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA pela Harvard Business School.
-
9. 8. Maria de Lourdes Egydio Villela
zoom_out_map
9/12 (fernando Moraes/ Veja São Paulo)
Quem é: vice-presidente do conselho do Itaúsa, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo e presidente do Itaú Cultural Conhecida como Milú Vilela, é vice-presidente do conselho do Itaúsa desde 2008 e psicóloga por formação. No ano passado, ficou na posição 578 da lista de bilionários da Forbes. Este ano, contudo, não apareceu na lista. Mesmo assim, a Forbes afirma que ela continua “muito rica e poderosa”.
-
10. 9. Viviane Senna
zoom_out_map
10/12 (ROGERIO MONTENEGRO)
Quem é: Presidente do Instituto Ayrton Senna
Formada em psicologia, Viviane Senna é irmã do piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1994, e mãe de Bruno Senna, também piloto. Fundou o Instituto no ano da morte do irmão. Anualmente, a organização sem fins lucrativos capacita 75 mil professores e atende 2 milhões de alunos de mais de 1,3 mil cidades do Brasil, segundo informações do próprio instituto.
-
11. 10. Heloisa Helena Assis
zoom_out_map
11/12 (ANDRE VALENTIM)
Quem é: Empresária, dona do Instituto Beleza Natural Ex-empregada doméstica, Heloisa, apelidada de Zica, fez um curso de cabelereira ainda jovem para aprender a domar os próprios cachos. Após diversas tentativas frustradas (que culminaram até com a queda do próprio cabelo, que era usado como cobaia para seus experimentos), Heloisa encontrou uma fórmula para manter a beleza natural dos fios crespos e tirar o volume. Em 1993, com o dinheiro da venda de um Fusca, fundou o próprio salão de beleza – no quintal de casa. Hoje, ela emprega mais de 1,7 mil pessoas e tem um instituto de pesquisa próprio.
-
12. Agora, veja a formação das mais poderosas do mundo
zoom_out_map
12/12 (Robyn Twomey/Corbis Outline/Latinstock)