Carreira

As faculdades reprovadas pelo MEC

Entre as 577 instituições reprovadas em avaliação de qualidade do MEC, 37 são públicas


	IGC é feito com base na média ponderada do CPC (que leva em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e os conceitos da Capes
 (Stock.Xchange)

IGC é feito com base na média ponderada do CPC (que leva em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e os conceitos da Capes (Stock.Xchange)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 16h27.

Sâo Paulo – Das 2.136 instituições de ensino superior no Brasil, 577 não fizeram a lição de casa e “reprovaram” no Índice Geral de Cursos, um dos indicadores de qualidade do ensino superior no país. Apenas 27 obtiveram o conceito máximo no índice.

O IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que leva em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) obtidos por cada instituição. 

Os conceitos de 1 a 2 são considerados insuficientes pelo MEC. No total, 568 instituições obtiveram conceito 2 na avaliação. Destas, 37 são instituições públicas. Nove faculdades tiveram o pior desempenho no ICG e conquistaram conceito 1. 

Na próxima semana, o MEC deve anunciar medidas para "punir"  estas instituições. Uma das medidas possíveis é a proibição de estas faculdades realizarem novos vestibulares até que mostrem soluções para melhorar os índices de avaliação. Por enquanto, segundo EXAME apurou, apenas uma faculdade das 10 piores não está com matrículas abertas.

Os dados são referentes ao ciclo de avaliações de 2008 e 2011. Confira a lista:


















































Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemCursosEnsino superiorFaculdades e universidadesListasRankings de faculdades

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman