As fotos das 10 melhores universidades dos países emergentes
Confira imagens de campus das 10 universidades mais bem classificadas no ranking da Times Higher Education, que avalia instituições de países emergentes
Camila Pati
Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 18h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h57.
São Paulo – A revista britânica Times Higher Education acaba de publicar a segunda edição do ranking de melhores universidades entre os BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e países emergentes. No topo e na segunda posição, estão instituições de ensino superior chinesas. A Universidade de São Paulo ( USP ) é a única brasileira entre as 10 melhores. O ranking , feito com base em entrevistas com cerca de 10 mil acadêmicos, avalia itens como reputação do corpo docente, impacto de citações e renda obtida com pesquisas, ambiente de ensino e o grau de internacionalização das universidades . Nesta galeria, você confere imagens das 10 melhores universidades da lista:
A imagem mostra a biblioteca da Universidade Pequim, a primeira formal da China. Situada na capital da China, a universidade ficou na primeira posição no ranking da Times Higher Education, pela segunda vez seguida.
Este é o prédio da administração da universidade de Tsinghua, que também fica em Pequim. O campus já foi considerado um dos mais bonitos do mundo, em reportagem da Forbes. Neste ano a universidade repetiu a segunda colocação entre os países emergentes, segundo a Times Higher Education.
A universidade pública, situada na capital Ancara, tem forte apelo em pesquisa e ensino na área de engenharia e ciências naturais. A foto é de uma parte do seu campus principal, o primeiro em toda Turquia, e que está em uso desde 1963. Neste ano, a instituição saltou da 9ª para a 3ª melhor classificação entre as universidades dos países emergentes, segundo o ranking da Times Higher Education.
A Universidade da Cidade do Cabo é a mais antiga da África do Sul e é pública. Na foto, a vista é do chamado Upper Campus ao pé do Pico do Diabo (Devil’s Peak), famoso complexo de montanhas da cidade. Neste ano, a universidade perdeu uma posição no ranking da Times Higher Education e ficou em 4º lugar.
O imponente prédio principal da M. V. Lomonosov Moscow State University foi, até 1990, o prédio mais alto da Europa e tem 240 metros de altura e 36 andares. A universidade tem 40 mil alunos e é famosa por receber estudantes de várias partes do mundo. Todos os anos são mais 4 mil estrangeiros que se matriculam na instituição. Neste último ranking, a universidade pulou da 10ª para 5ª posição entre as melhores dos países emergentes.
A imagem é da ala mais antiga do hospital universitário, que data de 1912. A universidade conta com seis campi, grande parte deles em Taipei. Neste ano, Universidade Nacional de Taiwan caiu da 4ª para 6ª posição, segundo a classificação do ranking da Times Higher Education.
Na imagem, o prédio principal do campus de Taşkışla, um dos três campi da universidade localizados na cidade de Istambul. Os outros dois são mais afastados da cidade. A universidade técnica tem tradição, sobretudo, na área de engenharia e de tecnologia. É uma das instituições de ensino técnico mais antigas do mundo, fundada em 1773. Na versão 2015 do ranking da Times Higher Education, a universidade perdeu uma posição e ficou em 8º lugar entre as melhores dos países emergentes.
A universidade pública fica em Xangai, onde estão seus quatro campi. O campus principal, com grande parte das faculdades e departamentos da instituição é o Handan. Um dos seus prédios é o da foto. Neste último ranking da Times Higher Education, a instituição perdeu uma posição e ficou em 9º lugar, entre as melhores de países emergentes.
A praça do relógio é um dos monumentos mais marcantes da Cidade Universitária de São Paulo, que concentra grande parte das unidades de ensino, pesquisa e extensão da USP. A torre do relógio foi projetada pelo arquiteto Rino Levi. Na versão 2015 do ranking das melhores universidades dos países emergentes, a USP deixou a 11ª posição para entrar no top 10. A instituição é brasileira mais bem avaliada pela Times Higher Education.
Mais lidas
Mais de Carreira
Black Friday: EXAME libera maratona de aulas sobre inteligência artificial com 90% de descontoRedes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitasDo esporte para o cacau: a trajetória ousada do CEO da Dengo ChocolatesPerdeu a magia? Coca-cola usa IA para criar propaganda de Natal; assista aqui
Mais na Exame
Mercado ImobiliárioComprovar usucapião: quais são os procedimentos e documentos necessários?