Carreira

As 15 melhores universidades do mundo em 2016

Novo ranking global do site US News é dominado por instituições norte-americanas. Melhor universidade brasileira aparece na 138ª posição

 (Jorge Salcedo/Thinkstock)

(Jorge Salcedo/Thinkstock)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 25 de outubro de 2016 às 15h00.

Última atualização em 25 de outubro de 2016 às 15h00.

São Paulo — Um novo ranking de universidades divulgado pelo site US News traz uma velha campeã: Harvard é a melhor instituição de ensino superior do planeta, segundo o levantamento.

O estudo analisa e classifica mil universidades localizadas em 65 países, inclusive o Brasil. Além de Harvard, outras instituições norte-americanas dominam o topo do ranking, como MIT, Stanford, UCLA e Caltech.

A predominância ianque é geral: dos mil nomes que compõem a lista, cerca um quinto é dos Estados Unidos. China e Reino Unido ficaram com o 2º e o 3º lugar, respectivamente, no ranking de países com mais instituições classificadas.

A universidade brasileira mais bem avaliada globalmente foi a Universidade de São Paulo. A USP recebeu a nota 66.3 e ficou empatada na 138ª posição com outras quatro instituições: Universidade de Roma Sapienza (Itália), Universidade de Sheffield (Reino Unido), Universidade de Zhejiang (China) e Universidade de Shanghai Jiao Tong (China).

Os critérios para a elaboração do estudo se baseiam, sobretudo, no desempenho da pesquisa acadêmica e na reputação de cada instituição em termos globais e regionais.

Confira nas imagens abaixo as 15 melhores universidades do mundo, segundo o levantamento, com sua nota geral, localização e ano de fundação:

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoFaculdades e universidadesHarvardRankings

Mais de Carreira

Grupo L’Oréal no Brasil abre vagas para programa de Trainee com salário de R$ 7 mil; saiba mais

10 profissões para quem quer trabalhar com celebridades

12 profissões para quem quer ter flexibilidade no trabalho

Quer trabalhar de casa ou até de outro país? Veja as vagas de home office disponíveis nesta semana

Mais na Exame