Carreira

Aplicativos no Facebook prometem mais eficiência na busca por empregos

Aplicativos como BranchOut e o novo BeKnown unem informações profissionais com perfis de usuários brasileiros no Facebook

Procurar empregos ou conselhos profissionais é potencializado via Facebook (Ariel da Silva Parreira/Getty Images)

Procurar empregos ou conselhos profissionais é potencializado via Facebook (Ariel da Silva Parreira/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2011 às 08h12.

São Paulo - Você recebeu algum convite para o BranchOut, via Facebook, nos últimos dias? Se ainda não, aguarde: um amigo seu, na rede social, pode estar atualizando e ampliando o perfil dele no aplicativo neste momento.

Aplicativos como o BranchOut, presente há cerca de um ano na internet, criam uma interface profissional dentro do Facebook, com rede de contatos vinculada aos amigos já existentes, para facilitar a divulgação de oportunidades de trabalho, busca de emprego e planejamento de carreira.

Para entrar na aposta pelos aplicativos profissionais, a Monster Worldwide, site especializado em recrutamento, lançou o BeKnown nessa segunda-feira (27).

Tendo também o Facebook como plataforma, os usuários podem desenvolver uma rede privada profissional, para fazer networking, procurar oportunidades e obter aconselhamento de carreira.

Quem já possui perfil no LinkedIn e se pergunta se a proposta é criar uma espécie de versão do site para uso no Facebook, a resposta é: sim. Além das similaridades com a rede social, os aplicativos permitem que as informações já dispostas no LinkedIn sejam integradas para unificar a “central pessoal de carreira” em um lugar só.

Por que usar o aplicativo se eu já estou no LinkedIn?

Com a expansão do Facebook no Brasil, o país que mais cresce em número de usuários, não dá para ignorar a velocidade e a cobertura das redes de conexões profissionais possíveis com a ajuda da rede.

Para quem pretende expandir o networking, a força dos contatos via Facebook pode soar mais atraente do que apenas dispôr dos contatos como em um cartão de visitas.

Além disso, com o acesso muitas vezes diário dos usuários na rede, a busca por oportunidades ou o contato profissional também toma outra intensidade na comparação com sites tradicionalmente utilizados para recrutamento.

Como o Facebook também é espaço de sociabilização social e, eventualmente, publicação de textos e fotos pessoais, os aplicativos permitem configurações de privacidade para evitar constrangimentos.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociaisvagas-de-emprego

Mais de Carreira

EXAME e Saint Paul promovem aula virtual e gratuita sobre as melhores ferramentas de IA para 2025

O recrutador pode perguntar o signo do candidato durante a entrevista de emprego?

Carreiras quentes: veja as profissões que devem liderar as contratações em 2025

'Acordei às 4h30 nas férias para trabalhar – e assim passar os dias em família', diz CEO bilionário