Além do currículo: as 5 mentiras mais comuns nas entrevistas de emprego
Segundo levantamento da Catho, 92,2% dos recrutadores pegaram mentirosos no ato em etapas de processos seletivos
Luísa Granato
Publicado em 29 de junho de 2020 às 16h33.
Última atualização em 29 de junho de 2020 às 16h45.
Se 75 % dos brasileiros mentem em seus currículos, eles não se saem muito melhor nas entrevisitas de emprego. Segundo levantamento da Catho, 92,2% dos recrutadores pegaram mentiros no ato em etapas de processos seletivos.
Segundo assessora de carreira da Catho, a psicólogaElen Souza,existem cinco mentiras mais comuns dos candidatos. Confira:
Experiência profissional
Seu cargo era assistente, mas a descrição das atividades fala em responsabilidades mirabolantes? Ou o CV mostra experiência em uma empresa onde você nunca trabalhou? Os recrutadores ficam desconfiados e podem buscar suas referências ligando para a empresa. Com as buscas em redes como o LinkedIn, essa mentira pode durar menos ainda.
Formação
Assim como o novo nomeado como ministro da Educação, e outros ministros do governo Bolsonaro, muitos profissionais colocam cursos que não realizaram ou títulos que não obtiveram em seus CVs. Também é comum que aumentem o tempo de duração dos cursos.
Segundo a especialista, é melhor não cair na tentação, sempre é possível verificar se a informação é verdadeira, no MEC, com a instituição citada ou pedindo a apresentação de certificado.
Habilidades técnicas
Sua habilidade com o Excel é avançada mesmo? Quem inventa habilidades pode ser pego no momento da entrevista ou em testes práticos durante o processo, o que deixa evidente se o candidato não conseguir demonstrar o conhecimento.
Idiomas
Do inglês básico para avançado, do "portunhol" ao espanhol fluente. Muitos adicionam a segunda língua para se destacar nas pesquisas de CV, e também são pegos nos testes no processo de seleção ou, pior, quando o recrutador pede para responder uma pergunta na língua estrangeira durante a entrevista.
Resultados
Na hora de mencionar resultados no emprego anterior, alguns profissionais mentem sobre esses dados ou tomam para si conquistas de outros. Na entrevista, recrutadores normalmente pedem para descrever a forma como conseguiram alcançar o resultado ou meta, e é perceptível quando a pessoa se enrola na resposta.