A formação universitária inusitada de 21 famosos
De Ashton Kutcher a Natalie Portman, muitas celebridades têm diplomas acadêmicos surpreendentes; descubra
Claudia Gasparini
Publicado em 7 de abril de 2015 às 15h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h46.
São Paulo - Você sabia que Ashton Kutcher estudou engenharia ? Ou que Natalie Portman é psicóloga formada em Harvard ? No mundo das celebridades , não faltam figuras cuja formação acadêmica nada tem a ver com aquilo que as tornou famosas. Nesta galeria, reunimos 21 exemplos surpreendentes. Clique nas fotos para vê-los.
Além de ator, Brad não é jornalista por muito pouco. Apenas duas semanas antes de se formar na University of Missouri, ele decidiu largar o curso - um dos mais tradicionais em jornalismo nos Estados Unidos. “Eu senti que já tinha terminado para mim. Eu sabia aonde queria ir, tinha uma direção”, explicou à NPR.
Estrela de blockbusters como “Divergente”, a atriz se formou em língua francesa pela Kentucky University em 2007, aos 39 anos de idade. Ashley frequentou a faculdade entre 1986 e 1990, mas não pôde se formar por causa de uma disciplina. Em entrevista a um jornal britânico, ela disse que faria as aulas por correspondência para conseguir o diploma. As informações são do USA Today.
Em 2014, a estrela dos filmes da saga Harry Potter se formou em literatura inglesa pela Brown University, diz a Time. Durante a graduação, a atriz britânica participou de cinco filmes de Hollywood.
O eterno Mr. Bean é formado em engenharia elétrica pela Newcastle University, de acordo com o jornal The Independent. Bom aluno na graduação, Atkinson estudava para fazer mestrado em Oxford, onde acabou conhecendo o diretor Richard Curtis - um encontro que o conduziria definitivamente ao mundo do entretenimento.
A atriz de “Cisne Negro” e “Star Wars” já declarou que “prefere ser inteligente a ser uma estrela de cinema”, diz o jornal The Guardian. Por isso, ela decidiu abrir um espaço na agenda para estudar psicologia em Harvard. Em 2003, Natalie conquistou seu diploma.
Segundo o The New York Times, o ator que encarnou Steve Jobs no cinema estudou engenharia bioquímica na University of Iowa antes de ser “descoberto” e convidado para ser modelo de marcas como Versace e Calvin Klein.
Brad Pitt não é o único galã hollywoodiano que estudou jornalismo. Segundo o jornal The Independent, Clooney começou o curso na Northern Kentucky University. Transferido para a Cincinnati University, diz a CBS, o astro terminou por abandonar a faculdade.
O lendário guitarrista da banda Queen estudou matemática e física na Imperial College London, segundo o IB Times. O site da universidade, que o credita como Dr. Brian May, informa que o músico fez doutorado em astrofísica entre 1970 e 1974 na instituição.
A atriz que deu vida à avoada Phoebe na sitcom “Friends” trabalhou durante oito anos ao lado de seu pai em pesquisas sobre dores de cabeça. Lisa é formada em psicobiologia pela Vassar College, segundo o jornal The Independent.
O ator de “The Office”, sitcom inspirada no mundo do trabalho, é historiador por formação, segundo a CBS News. Carell estudou na Denison University, em Ohio, onde também se graduou em teatro.
O protagonista de “O segredo de Brokeback Mountain” cursou Religiões Orientais na tradicional Columbia University, mesma instituição em que estudou sua irmã, a também atriz Maggie Gyllenhaal. Jake, no entanto, acabaria abandonando a faculdade após o sucesso do filme “O céu de outubro”, protagonizado por ele. As informações são do site Business Insider.
Formado em Direito pela Glasgow University, o ator escocês chegou a trabalhar na área na juventude, segundo o jornal The Independent. Contratado como trainee num escritório de advocacia em Edimburgo, ele acabou sendo demitido por sua complicada relação com o álcool, que o acompanhava desde os tempos de faculdade.
O ator se formou no curso de Informações Esportivas da South Carolina University, segundo o USA Today. Como estava desanimado com a profissão, decidiu fazer uma aula de improvisação, por brincadeira. Deu certo: seguindo o conselho do pai, ele acabou se enveredando pelo mundo da comédia.
O ator de “Uma noite no museu” e “The Office” é formado em filosofia pela University College London. Desde cedo, porém, ele já revelava seu pendor para as artes: segundo o Telegraph, o jovem Ricky foi gerente de entretenimento no centro estudantil da faculdade.
O protagonista de “Tropa de Elite” estudou jornalismo na UFBA (Universidade Federal da Bahia) antes de ingressar nas artes cênicas, diz o MdeMulher.
O vocalista do Coldplay estudou grego e latim na University College London. Na faculdade, conheceu seus companheiros de banda, que estudavam história antiga, engenharia, matemática e antropologia. As informações são do jornal The Independent.
Antes de protagonizar novelas e séries, a atriz estudou Terapia Ocupacional na USP, segundo o MdeMulher. Maria Fernanda também já revelou ter interesse em estudar história ou filosofia entre as gravações.
Segundo o jornal The Guardian, a atriz de “Desperate Housewives” é formada em matemática e engenharia pela De Anza College, na Califórnia.
A modelo e atriz da série “Suddenly Susan” é formada em línguas latinas. Segundo o site Business Insider, ela se graduou em 1987 pela tradicional Princeton University.
De acordo com o MdeMulher, a cantora estudou letras na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas).
O popular escritor de thrillers como “Tempo de matar” se formou em contabilidade pela Mississippi State University. Segundo o jornal The Independent, Grisham mudou de faculdade três vezes antes de se formar.
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões