A atual pergunta favorita de Lemann para candidatos
Durante painel de evento, empresário também comentou sobre seu atual sonho grande.
Thiago Lavado
Publicado em 12 de agosto de 2020 às 17h10.
Última atualização em 12 de agosto de 2020 às 19h03.
O empresário Jorge Paulo Lemann detalhou durante um evento qual é a pergunta que atualmente usa em entrevistas para surpreender candidatos.
“Uma boa pergunta é ‘o que você acredita muito e as outras pessoas não concordam com isso?’”, disse, acrescentando que a pergunta é boa para definir quem é a pessoa. Segundo ele, a pergunta é inspirada numa semelhante, de Peter Thiel, mega-investidor do Vale do Silício e co-fundador do PayPal, e que geralmente diz muito sobre os candidatos.
Lemann participou do evento BRASA Hacks, ao lado de Henrique Dubugras, fundador da fintech Brex. O painel foi organizado pela BRASA, rede de estudantes brasileiros no exterior. EXAME acompanhou a conversa e transmitiu o painel. Os dois falaram de perspectivas para estudantes e pessoas em início de carreira e até sobre o mercado na China.
Dubugras, em contrapartida, afirmou não ter uma pergunta favorita, mas disse que olha para o histórico dos candidatos, o que já fizeram e do que têm orgulho. Os dois também discutiram sobre o impacto de uma boa universidade na análise de candidatos."A gente olha muito além da faculdade: quais são as atividades extra-curriculares, os projetos, os trabalhos", disse Dubugras.
Novo sonho grande
Dubugras questionou Lemann sobre qual é o seu atual sonho grande, fazendo referência à famosa expressão do empresário.
Lemann afirmou que, atualmente, está comprometido em consertar o sonho grande do passado. “Nossas empresas não performaram tão bem quanto eu gostaria nos últimos 5 anos. Fizemos alguns erros e estamos dedicados a consertar isso e ajustar as nossas empresas atuais para um mundo mais tecnológico, mais moderno, atrair as pessoas que precisamos”, disse.
O empresário lembrou que é difícil implementar mudanças significativas em empresas grandes, mas disse que o processo está acontecendo. Ele também disse que, ao mesmo tempo, está de olho nas novas empresas do mercado, como Stone e Wildlife.
A Stone anunciou na terça-feira a aquisição da Linx. Já a Wildlife disse nesta quarta-feira, 12, que está recebendo um novo aporte, o que elevou o valor da empresa para US$ 3 bilhões.
BRASA Hacks
A BRASA, rede que conecta estudantes brasileiros ao redor do mundo, realiza entre terça e sexta-feira, o BRASA Hacks, evento digital com conferências e painéis, para grandes líderes e empresários do país com estudantes. A EXAME fará a transmissão e cobertura do evento no decorrer da semana.
Nesta quarta-feira, o painel vai discutir as empresas gigantes de tecnologia, com os representates das principais delas no Brasil. Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil, Paula Bellizia, ex-Presidente Microsoft Brasil e ex-VP Microsoft LATAM e Fábio Coelho, diretor do Google Brasil são os convidados. A conversa, que começa às 19h30, vai ser moderada por Edson Rigonatti, da Astella Investimentos.