Carreira

8 sugestões em redes sociais e aplicativos para viagens de negócios

Saiba como facilitar planejamento para viagens a trabalho ou cursos no exterior com a ajuda do smartphone

Aplicativos facilitam a vida antes e após o embarque (FABIO MANGABEIRA)

Aplicativos facilitam a vida antes e após o embarque (FABIO MANGABEIRA)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2011 às 13h06.

São Paulo - Do planejamento inicial às informações de sobrevivência em terra estrangeira, as redes sociais e os aplicativos para smartphones podem ajudar qualquer viajante a se livrar de apuros.

Viagens a negócios ou cursos rápidos precisam ter o tempo otimizado e, graças ao século 21, executivos em qualquer lugar do mundo podem se conectar à internet e marcar uma reunião, fazer uma planilha ou alterar reservas de hotel pelo celular.

Exame.com separou algumas sugestões para quem passa boa parte do tempo entre viagens e quer usar a conexão na internet para facilitar o trabalho na ponte aérea entre reuniões.

1. Redes sociais para networking na viagem

Antes de reservar vôos e hotéis para a viagem, a parada inicial nas redes sociais permite pesquisar o que as pessoas dizem a respeito do local de destino, hotel e até promoções.

Alguns hotéis e instituições de ensino já passaram a perceber o filão de potenciais hóspedes no Facebook e Twitter e oferecem ofertas para fãs da página ou seguidores, respectivamente.

Pelas duas redes sociais, assim como pelo LinkedIn, também é possível se informar sobre onde seus contatos se hospedarão ou como comparecerão a determinado evento, além de estabelecer novas conexões com pessoas que farão o mesmo curso de negócios, por exemplo.

Além disso, deixar os contatos nas redes sociais sabendo onde se vai viajar pode propiciar novos encontros e reuniões ou dicas para a viagem.

2. Mapas para orientação e planejamento

Serviços como o Google Maps, que pode ser acessado via celular, dão informações detalhadas para auxiliar na criação de rotas e, pelo GPS, pode ajudar em qualquer momento de desencontro entre ruas desconhecidas do outro país.


Assim como os demais aplicativos a seguir, o acesso ao Google Maps precisará de conexão à internet. Quem não tiver um plano de dados no exterior, deve verificar o acesso Wi-Fi no local de hospedagem ou se informar sobre possíveis planos de dados de curta duração quando chegar ao país.

Mesmo antes da viagem, o Google Maps pode servir de base para dar uma olhada na vizinhança do hotel, da escola ou local de reunião, para verificar distâncias de deslocamento e avaliar os benefícios da hospedagem em relação ao que se pretende fazer na cidade.

Aqueles que querem dar uma olhada mais próxima da realidade podem verificar o local de hospedagem e a vizinhança via Google Street View, que pode ser acessado pela internet ou em versões do aplicativo de Google Maps para Android e iPhone. 

3. Jornais locais antes de chegar

Ler as notícias para saber o que está acontecendo no país de destino é indicado para qualquer viajante. Para quem prefere ver o que tem sido publicado nos jornais locais e não somente nas publicações brasileiras, mesmo que por curiosidade, a dica é usar o Newspaper Map

Com o mapa do mundo e países indicados, é possível buscar sites de notícias de países ao redor do mundo. Quem quiser dar uma olhada em publicações da Islândia, por exemplo, pode achar o site DV com apenas dois cliques (mas o texto está em islandês).

4. Conversores de moedas e de medidas

Quem precisa ficar de olho nas oscilações das taxas de câmbio, pode baixar aplicativos para acompanhar direto do celular.


Há opções de programas gratuitos, como o Currency, para ver quanto o seu dinheiro está custando ao redor do mundo pra iPhone e Android.

Medidas de área, volume, comprimento e peso que diferem de país para país podem ser convertidos com aplicativos como o Convertor Pro, que possui versão gratuita para Android. Há conversores disponíveis por US$ 0,79 para iPhone.

5. Agregador de informações de cartões

Um aplicativo grátis que organize cartões de fidelidade, de hóspede, de membro em clubes e e até cartões de lojas e supermercados. O Cardstar agrega e armazena todas as informações e algumas empresas já oferecem descontos exclusivos para o programa.

Ele está disponível para download para aparelhos Android, iPhone/iPad e BlackBerry. 

6. Linhas de metrô ao redor do mundo

Checar a localização da estação de metrô em qualquer lugar do mundo via celular. Há aplicativos que permitem aos mapas de metrô de uma centena de cidades por acesso em tempo real, mesmo sem conexão à internet

O AllSubway HD está disponível para iPhone e iPad por US$ 0,99, enquanto há versão gratuita de All Subway Pro para Android

7. Informações de vôos em tempo real

Para quem viaja muito, é sempre bom ter à mão um aplicativo que disponibilize horários de vôos e informações sobre atrasos e cancelamentos em tempo real.

O FlightTrack é o aplicativo mais conhecido que faz o serviço e possui versões para BlackBerry por cerca de 5 dólares, para iPhone por cerca de 10 dólares e para Android por cerca de 8 dólares.

8. Skype

Para fugir das altas tarifas para ligações internacionais, o aplicativo do Skype pode ser uma boa ajuda. É possível ligar ou mandar mensagens de texto gratuitas para quem tem o mesmo aplicativo.

Dá para ter o aplicativo até no iPod touch e iPad para fazer ligações, além do iPhone, por download gratuito. Há também versão para Android.
 

Acompanhe tudo sobre:AndroidApplecarreira-e-salariosCelularesCursosDownloadsGoogleIndústria eletroeletrônicaInternetiPadiPhoneMercado de trabalhoNetworkingSmartphonesTablets

Mais de Carreira

“Emprego é o canal para realizar o seu trabalho como ser humano”, diz ex-CEO da Bayer e Roche

7 profissões para quem quer trabalhar em startups

Como se preparar para testes de raciocínio lógico em processos seletivos? Exemplos com respostas

Como usar a técnica "STAR" para mandar bem na entrevista de emprego

Mais na Exame