Exame Logo

8 passos para fazer a sua rede de contatos funcionar

Quer explorar ao máximo suas conexões profissionais? Confira regras para intensificar seu relacionamento com o mercado, segundo especialistas

Contatos: a chave para um bom networking está nas conexões emocionais (PhotoRack)

Claudia Gasparini

Publicado em 5 de junho de 2014 às 13h58.

São Paulo - É comum ouvir no mundo corporativo a seguinte máxima: “não importa o que você sabe, mas quem você conhece”. No entanto, expandir conexões profissionais não é tão simples (nem tão rápido) quanto se pode imaginar.

Para a consultora empresarial Surama Jurdi, colecionar cartões é fácil. “O difícil é transformar contatos em relações”, alerta.

Diante disso, EXAME.com ouviu especialistas para definir alguns cuidados básicos para um networking com resultados reais e sustentáveis. Confira:

1Invista em autoconhecimento

Quem é você? Quais são suas forças e fraquezas? O que você pode oferecer ao mercado?

É fundamental saber responder a essas questões para saber quais são os ambientes e quem são as pessoas de que vale a pena se aproximar.

2Domine seu ambiente

Procure reconhecer as oportunidades e ameaças do seu entorno. De acordo com Carlos Felicissimo, diretor executivo do Group 4, você deve fazer tanto networking interno - isto é, para sua “sobrevivência” no seu emprego - quanto externo - no mercado de forma geral, visando a oportunidades de longo prazo. Invista no seu ambiente conhecido sem ignorar o mundo lá fora, e vice-e-versa.

3Defina seus “alvos”

Tenha claros os seus objetivos com o networking. Quem você quer conhecer? Em que empresas ou setores você deseja ser conhecido? Que tipo de pessoas quer atrair para o seu círculo? Sem responder a essas perguntas, você perderá tempo e energia com conexões improdutivas.

4Seja preciso em suas escolhas

Invista tempo e energia apenas em interações de qualidade. Para conseguir se relacionar com as pessoas certas, frequente eventos relevantes para a sua área de atuação e participe de fóruns e discussões na internet em que você pode se destacar como contribuidor.

5Cuide de sua imagem

Com seus objetivos definidos, decida que perfil você quer transmitir de si mesmo. Você quer parecer um profissional maduro, sério e confiável? Ou prefere ser visto como alguém mais jovial, inovador e arrojado?

Cultive uma imagem coerente com os seus objetivos profissionais e adapte sua comunicação a esse padrão.

6Procure cativar o outro

Saiba ouvir e fazer o outro se sentir acolhido. Para Surama Jurdi, a chave para um bom networking está nas conexões emocionais que você estabelece com os demais.

Manter um contato humano, pessoal e caloroso com o outro são atitudes capazes de despertar uma impressão favorável a seu respeito - e fazer toda a diferença lá na frente.

7Explore tanto o ambiente online quanto o offline

Redes sociais como LinkedIn e Facebook ajudam a “azeitar” relacionamentos presenciais, e vice-e-versa.

É fundamental buscar um equilíbrio entre os dois universos para tirar proveito do melhor que cada um pode oferecer. Vale dar continuidade às suas interações por meio de diversos canais, do email ao tête-a-tête.

8Tenha paciência

Administre suas expectativas com base no seu tempo de experiência. Relações geralmente são construções de longo prazo – e, portanto, exigem esforço e persistência para funcionarem.

Preocupe-se menos com o número de contatos que você pode acumular hoje, e mais com a profundidade dos relacionamentos que serão importantes para você amanhã. A recompensa tarda, mas não falha.

São Paulo – Há muito tempo que o networking deixou de ser feito apenas ao vivo, com a tradicional troca de cartões. Hoje em dia qualquer pessoa pode investir na sua rede de relacionamentos profissionais mesmo estando sentada no sofá de casa, em um domingo chuvoso. Redes sociais , sites e aplicativos têm facilitado, mudado e ampliado a maneira como se faz networking. “Hoje o profissional tem a escolha de abrir sua imagem para o mundo”, diz Winnie Welbergen, consultora da Hays. Está precisando turbinar sua rede de relacionamentos sem sair de casa? Confira algumas ferramentas para fazer isso nas próximas páginas.
  • 2. LinkedIn

    2 /8(Reprodução/Exame.com)

  • Veja também

    Lançada em português em 2010, a rede social voltada para trabalho atingiu recentemente a marca de 10 milhões de usuários brasileiros cadastrados - no mundo inteiro são 175 milhões. Os números tornam o LinkedIn o espaço virtual mais indicado, na atualidade, para a criação de novos relacionamentos de carreira. O principal recurso para investir no networking dentro do LinkedIn é a função "grupos". É possível conectar-se a pessoas com interesses em comum e aumentar sua rede de conexões.
  • 3. Power Meeter

    3 /8(Reprodução)

  • Criado em julho pelo britânico Shed Simove, o Power Meeter - chamado originalmente de 85by55 (85 mm x 55 mm é a medida de um cartão de visita) - é inspirado no Chatroulette, site que coloca aleatoriamente desconhecidos em contato pela webcam. O networking por meio do Power Metter é imprevisível, como o próprio Shed classifica. Isso dá um tom mais divertido para as conversas que duram 2 minutos. O usuário se cadastra e escolhe, por meio de uma lista de assuntos, com quem quer conversar. Se o papo vai para frente pode até virar negócio e um nome a mais na sua agenda de contatos. Caso contrário, é só partir para o próximo.
  • 4. Atlz

    4 /8(Reprodução/Exame.com)

    Criada pela brasileira Paula Guedes, a Atlz é uma rede social profissional no estilo do LinkedIn mas com foco em universitários. Por lá, também é possível conectar-se com outras pessoas interessadas em compartilhar pontos de vista e aprendizagem sobre temas em comum por meio de grupos. O usuário também pode seguir empresas e participar de comunidades para manter contato com pessoas que tenham os mesmos interesses profissionais.
  • 5. Work Simple

    5 /8(Reprodução/Exame.com)

    No Work Simple, é possível ter seguidores e seguir outros usuários, assim como fazer e receber recomendações. Você pode adicionar seus objetivos profissionais e compartilhar em tempo real, com sua rede de contatos. Também dá para criar seu portfólio e fazer um perfil individual, de equipe e de empresas.
  • 6. Camcard

    6 /8(Reprodução/Exame.com)

    Se você considera que a troca de cartões ainda é a alma do networking, mas acaba perdendo aqueles pequenos pedaços de papel pode começar a usar o CamCard. O aplicativo é um “leitor” de cartões de visita, a partir da câmera do seu celular ou tablet. Ele reconhece e decodifica as informações, automaticamente organizando a sua agenda de contatos. Com o programa você também pode criar o seu cartão inserindo manualmente os dados. O cartão virtual pronto pode ser enviado por SMS, e-mail ou QR code (código para identificação instantânea pela câmera de smartphones).
  • 7. Beknown

    7 /8(Reprodução/Exame.com)

    O aplicativo Beknown, criado pelo Monster Worldwide, especializado em recrutamento, permite aos usuários do Facebook estabelecerem uma rede profissional dentro da rede social. A proposta é ter as duas redes no mesmo site, mas separadas. Além disso, a ferramenta de networking também auxilia na busca de oportunidades profissionais.
  • 8. Agora , confira as empresas mais cobiçadas no LinkedIn

    8 /8(Germano Luders)

  • Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhocarreira-e-salariosNetworking

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame