8 frases que você deve evitar se quiser implementar (com sucesso) a IA no trabalho
Descubra os pensamentos limitantes que podem atrapalhar o uso de Inteligência Artificial no trabalho e, consequentemente, o crescimento da sua carreira
Redatora na EXAME
Publicado em 5 de agosto de 2024 às 05h00.
O uso da inteligência artificial no trabalho está se tornando cada vez mais comum e indispensável. E isso serve de alerta paraos profissionais. Afinal, aqueles que se dedicarem a aprender e implementar (com sucesso) essa tecnologia nas rotinas corporativas, com toda certeza, vão sair na frente.
Mas é preciso evitar certos pensamentos que podem boicotar as chances de bons resultados nesse processo.Abaixo, a EXAME elencouoito frases que devem ser abandonadas por quem busca usufruir das vantagens da IA.
Quer adotar a IA no seu trabalho? Não diga essas frases
1. Eu faço assim há 20 anos e sempre deu certo
Imagine trabalhar sem computador ou celular? Parece impossível. Mas quando essas tecnologias surgiram, muitos profissionais optaram por não adotá-las (e, sem dúvidas, ficaram para trás). Estar aberto a novas soluções é fundamental para o profissional que quer escalar as suas vendas e subir na carreira.
2. Ainda sou analista e não preciso olhar para novas tecnologias
Pelo contrário! Independentemente do cargo, dominar novas ferramentas pode ser o grande diferencial para se destacar e ser promovido. Busque por cursos e treinamentos que possam agregar conhecimento prático e teórico.
3. Preciso ter uma estratégia bem estruturada antes de começar
Sabe aquela velha frase "o feito é melhor do que o perfeito?". Com IA, esse conceito é ainda mais verdadeiro. Comece aos poucos e vá testando o que melhor funciona até ampliar o uso das ferramentas. Como a tecnologia consegue analisar grandes volumes de dados em um curto período, é possível ter insights e fazer mudanças nos pontos necessários quase diariamente.
4. IA vai roubar o emprego das pessoas
Veja o copo cheio: enquanto funções repetitivas e operacionais serão otimizadas pela tecnologia, novas carreiras estão surgindo e sendo cada vez mais valorizadas. Além disso, funções que exigem criatividade e estratégia continuarão em alta, ainda mais para quem souber usar modelos de IA.
5. Preciso ter conhecimento de códigos para usar IA
Do mesmo jeito que não é precisa entender como funciona o software do Uber para pedir um carro, não é necessário ter vasto conhecimento em códigos e informática para usar grande parte das ferramentas de IA disponíveis.
6. Não preciso de ajuda para implementar IA no meu dia a dia
Ainda que seja simples começar os primeiros testes com IA, a curva de aprendizado é mais rápida quando há apoio de especialistas na área. Além de capacitação para a equipe, eles também podem desenvolver softwares customizados às suas necessidades ou buscar as melhores soluções existentes.
7. Vou guardar o que sei só para mim
Fóruns de discussões são ótimos canais para a troca de conhecimento sobre IA. É possível tirar dúvidas, aprender e, claro, ensinar outras pessoas. É um ciclo virtuoso de ganha-ganha que vale muito a pena.
8. Vou impor o uso de IA na minha equipe
Em vez de determinar quais ferramentas o time deve adotar, converse com eles para entender suas principais dores. Assim, é possível buscar modelos que solucionem problemas já existentes, o que gera maior engajamento e confiabilidade com os liderados.
Aqui está o caminho para se tornar um especialista em IA
De olho em quem deseja ingressar no mercado de IA, a Faculdade EXAME desenvolveu a segunda edição do pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios ,um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37. O valor representa uma redução de 90% em relação ao preço original, que é de R$ 397.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas,todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela EXAME para incluir no currículo.
O programa é apresentado por Miguel Fernandes, Chief AI Offer na EXAME e um dos maiores nomes do mercado de inteligência artificial. Com vasta experiência prática e acadêmica, Fernandes vai se aprofundar nos conceitos, ferramentas e estratégias de IA que já estão transformando as empresas.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
- Contextualização sobre o cenário atual da IA;
- Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
- Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
- Principais formas de atuação do especialista em IA;
- Como construir um plano de carreira prático.
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui . Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME