Exame Logo

7 recursos do LinkedIn que você não conhece (mas deveria)

É provável que você ainda use o LinkedIn de forma muito básica. Confira funcionalidades pouco conhecidas da rede que podem fazer diferença para a sua carreira

LinkedIn: embora numerosos na rede social, muitos brasileiros desconhecem alguns dos seus recursos mais úteis (Carl Court/Getty Images)

Claudia Gasparini

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 06h00.

São Paulo — Brasileiros adoram redes sociais , e com o LinkedIn não é diferente. Com 25 milhões de usuários ativos, somos o 3º país com maior presença no site, atrás apenas de Estados Unidos (128 milhões) e Índia (35 milhões).

Apesar disso, certos recursos da plataforma permanecem desconhecidos para grande parte dos brasileiros. Enquanto alguns o enxergam como mero substituto do currículo — uma ideia equivocada na visão de gurus da plataforma —, outros usam bem os grupos e outras ferramentas de interação, mas esquecem que o site também serve para procurar emprego .

Com a ajuda de Fernanda Brunsizian, gerente de comunicação do LinkedIn para a América Latina, reunimos 7 funcionalidades pouco conhecidas pela maioria dos usuários, mas que podem facilitar o uso da plataforma e alavancar a sua carreira. Confira a seguir:

1. “Espelho” do seu perfil em outro idioma
De olho em oportunidades profissionais no exterior, muitos brasileiros escrevem seus perfis no LinkedIn em inglês. Mas até que ponto isso não pode parecer arrogante ou excludente para contatos que falam português? Na verdade, você não precisa escolher: um recurso da plataforma permite criar um “espelho” do seu perfil em outra língua, com link idêntico ao original.

Basta acessar a opção “Editar perfil”, colocar o mouse em cima da seta ao lado do botão azul “Visualizar perfil como” e selecionar a opção “Criar perfil em outro idioma”. Você será então direcionado para uma página que permitirá editar suas informações na língua escolhida.

2. Opção de personalizar o link do seu perfil
Outro detalhe conhecido por poucos usuários é a possibilidade de editar o link do seu perfil na rede, e transformá-lo em algo mais fácil de digitar. Em vez de vários números ou letras desconexos, a terminação da URL pode conter o seu nome ou a sua profissão, como “www.linkedin.com/in/mariasilvafotografa”, por exemplo.

A vantagem de fazer isso é ter um link mais bonito e amigável em cartões de visita e na assinatura de e-mails. A tática também aumenta a sua visibilidade no Google: quando alguém faz uma busca, há mais chances de o seu perfil no LinkedIn aparecer entre as primeiras ocorrências.

Para personalizar a URL, procure o pequeno link embaixo da sua foto de perfil e clique no ícone de engrenagem à direita. Na nova página, clique no ícone de lápis que aparece na seção “URL do seu perfil público” e edite a terminação do link.

3. Plataforma de publicação de conteúdo
Há um ano, o LinkedIn decidiu lançar no Brasil uma funcionalidade que permite ao usuário publicar textos de sua autoria. Com a ferramenta, você pode escrever análises e comentários sobre o seu segmento de atuação e as suas experiências de carreira. Basta clicar no botão laranja “Escreva um artigo”, no topo da página inicial no LinkedIn.

Segundo dados oficiais da rede social, o Brasil é o país que consome mais conteúdo e passa mais tempo na ferramenta, com uma média de 12 mil publicações por semana.

“Muita gente que publica textos pela primeira vez no LinkedIn se surpreende com a quantidade de comentários e estímulos vindos de outros usuários”, diz a gerente de comunicação do LinkedIn para a América Latina, Fernanda Brunsizian. “Isso aumenta muito a exposição de um profissional, o que aliás só aumenta a responsabilidade sobre o conteúdo que ele publica”.

4. Etiquetas para organizar contatos
Este recurso é especialmente útil para quem tem muitas conexões. No menu “Minha rede”, clique em “Conexões”. Abaixo das últimas atualizações dos seus contatos, você verá a lista de todas as pessoas que já adicionaram você no LinkedIn.  Clique em “Marcador” para classificar aquele indivíduo em um determinado grupo, como “colegas de classe”, “amigos” ou “parceiros”.

Você também pode criar novos marcadores e mais tarde fazer buscas segmentadas por contatos de acordo com suas “etiquetas”. A vantagem desse recurso é manter a sua rede organizada e fácil de consultar, o que torna o seu networking mais ágil e eficiente.

5. Filtros das páginas oficiais de universidades
Quer encontrar um ex-aluno da sua faculdade que trabalha na empresa dos seus sonhos? Nas páginas oficiais das universidades no LinkedIn, é possível fazer buscas por usuários na aba “Alunos e ex-alunos” com base nos seguintes filtros: localização geográfica, empregador atual, área de atuação, formação acadêmica, competências e grau de conexão com você (1º ou 2º grau, por exemplo).

“Você consegue fazer buscas bastante específicas”, explica Brunsizian. “É o caminho mais rápido para chegar a uma determinada pessoa, entender onde ela se localiza na sua rede e buscar uma aproximação”. As páginas oficiais das universidades ainda incluem outras informações institucionais, bem como ex-alunos notáveis.

6. Ferramenta de busca de emprego
Clique na aba “Empregos” e digite um cargo, palavra-chave ou nome da empresa ligada às suas ambições profissionais. A busca trará resultados de vagas abertas na cidade escolhida. É possível refinar a sua pesquisa com filtros como nível de experiência e data da publicação da oportunidade.

Você pode salvar as suas buscas de emprego: ao fazer isso, o sistema enviará notificações a cada vez que uma nova vaga que se encaixe nas suas condições for anunciada. A dica da gerente do LinkedIn é evitar buscas muito abrangentes. Se você quer procurar mais de um tipo de oportunidade (como “analista de comunicação”, “analista de redes sociais” ou “gerente de marketing”, por exemplo), é melhor fazer e salvar múltiplas buscas específicas. “Se você salvar uma única pesquisa que englobe três cargos vai receber muito conteúdo irrelevante”, explica ela.

7. Ferramenta de avaliação de vendedores
Outro recurso pouco conhecido do LinkedIn é uma ferramenta que avalia se você seria um bom profissional de vendas. Com base em informações da sua conta e no seu comportamento na rede social, a página gera o seu “Social Selling Index” ou “Índice de Vendas Sociais”, que mede a eficácia do usuário em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir de forma qualificada e cultivar relacionamentos de confiança.

A página ainda mostra a evolução do seu índice semanalmente e compara o seu resultado ao de outras pessoas do seu setor e da sua rede de contatos no LinkedIn. A ferramenta é específica para quem trabalha com vendas e ainda não há previsão para a criação de recursos similares para outras áreas de atuação.

Quer ir além? Veja também:

O que (e por que) você deveria escrever no LinkedIn

5 gafes que não dá mais para cometer no LinkedIn

As 10 competências mais buscadas no LinkedIn por recrutadores

Veja também

São Paulo - O LinkedIn conta atualmente com 34 brasileiros entre os seus "influenciadores", isto é, nomes de peso dos negócios e da mídia que escrevem na rede social sobre diversos temas. A empresa revelou com exclusividade a EXAME.com as 10 personalidades do país cujos artigos sobre carreira foram os mais lidos, comentados e compartilhados no site até o momento.  Na lista, aparecem nomes que vão da apresentadora Ana Maria Braga ao empresário Abilio Diniz (foto). Globalmente, o LinkedIn conta com cerca de 500 influenciadores, que incluem personalidades como Bill Gates, Richard Branson, Arianna Huffington, Deepak Chopra e Ban Ki-moon. Navegue pelos slides para ver os 10 brasileiros mais influentes na rede social quando o assunto é carreira, bem como a lista dos seus artigos mais populares.
  • 2. Ana Maria Braga

    2 /12(Divulgação)

  • Com passagens por diversas empresas de mídia, como TV Tupi, Editora Abril, Rede Record e Rede Globo, Ana Maria Braga define-se como "uma mulher apaixonada pelo trabalho". O antigo programa "Note e Anote", apresentado por ela na Record, entrou para o Guinness Book de 1998 como o de maior permanência no ar. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Tomar um pé na bunda foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida Perfil de Ana Maria Braga no LinkedIn
  • 3. Abilio Diniz

    3 /12(@_openspace_)

    Criador do grupo varejista Pão de Açúcar, Abilio Diniz atualmente é presidente dos conselhos de administração da Península Participações e da BRF, além de membro do conselho do Carrefour. Recentemente, uniu-se a Jorge Paulo Lemmann para criar uma nova rede nacional de padarias. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Não espere a crise passar

    Crise: perigo ou oportunidade Perfil de Abilio Diniz no LinkedIn
  • 4. Nizan Guanaes

    4 /12(Marcelo Spatafora)

    Fundador do Grupo ABC, que controla agências de publicidade como África, Loducca e DM9, Nizan Guanaes entrou para a lista das 100 pessoas mais criativas do mundo, segundo a revista Fast Company. "Esse negócio de se aposentar é uma coisa muito cafona. Eu tenho horror a ficar parado”, disse o executivo em encontro promovido pela Fundação Estudar. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Vamos trabalhar Perfil de Nizan Guanaes no LinkedIn
  • 5. Sofia Esteves

    5 /12(Acervo Pessoal)

    Em 1988, a psicóloga Sofia Esteves decidiu abrir sua própria empresa de recrutamento e seleção, a DM (Decision Making). O negócio se expandiu e deu origem a novas divisões, como a Cia de Talentos. Atualmente, ela é presidente do conselho do Grupo DMRH, consultoria de RH formada pela junção das empresas DMRH e Cia de Talentos, com escritórios no Brasil, no México e na Argentina. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Ninguém constrói nada sozinho

    Como anda seu marketing pessoal?


    As competências do futuro Perfil de Sofia Esteves no LinkedIn
  • 6. Vicente Falconi

    6 /12(Germano Lüders/EXAME)

    Formado em engenharia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Vicente Falconi foi professor universitário por 30 anos. A partir da década de 1980, passou a trabalhar com sistemas de controle de qualidade em empresas. Hoje é membro do conselho de administração da AmBev e da BRF. Além disso, preside o conselho de administração da Falconi Consultores de Resultado. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: A atitude da excelência Perfil de Vicente Falconi no LinkedIn
  • 7. Chieko Aoki

    7 /12(Divulgação)

    Formada em Direito pela USP, deu início em 1996 à rede hoteleira Blue Tree Hotels, empresa que preside atualmente. Em 2013, foi eleita pela revista Forbes a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil. Em entrevista a EXAME.com, falou sobre a evolução do mercado de trabalho e disse que "a vantagem competitiva de ser homem está acabando". Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Transpor a tradicional hospitalidade brasileira para o ambiente profissional é possível O descanso pode ser um catalisador de novas ideias
    Perfil de Chieko Aoki no LinkedIn
  • 8. Fabio Barbosa

    8 /12(Endeavor/Denis Ribeiro)

    Fabio Barbosa já presidiu empresas como Banco Real/Santander e Abril Mídia. Atualmente, é sócio-conselheiro da Gávea Investimentos, além de membro do conselho do Itaú Unibanco e da Fundação das Nações Unidas. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Precisamos de uma reforma de valores Perfil de Fabio Barbosa no LinkedIn
  • 9. Adriana Machado

    9 /12(Camila Lam)

    Cientista política formada pela UnB (Universidade de Brasília), tornou-se a primeira mulher na presidência da GE em dezembro de 2011. Entre 2013 e 2015, atuou como VP de assuntos governamentais e políticas públicas da multinacional para a América Latina. Atualmente se encontra em período sabático. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Em tempos de crise, defenda a inovação Adivinhe qual é a prioridade? Você! Perfil de Adriana Machado no LinkedIn
  • 10. Vicky Bloch

    10 /12(Divulgação)

    Psicóloga formada pela PUC-SP, Vicky Bloch fundou e gerenciou por 18 anos a empresa de recursos humanos DBM no Brasil. Hoje, comanda a Vichy Bloch Associados, que presta serviços de consultoria e coaching para executivos. Artigo sobre carreira mais lido no LinkedIn: Educação não é embelezadora de currículo Perfil de Vicky Bloch no LinkedIn
  • 11. Fiamma Zarife

    11 /12(Divulgação)

    Fiamma Zarife é diretora de agências no Twitter e tem passagens por empresas como Samsung, Claro, Oi e Telecom Italia. No LinkedIn, já escreveu sobre as dificuldades de conciliar carreira e maternidade. Artigos sobre carreira mais lidos no LinkedIn: Reinvente-se. A única constante é a mudança Por um 2016 com mais mulheres em cargos de liderança Perfil de Fiamma Zarife no LinkedIn
  • 12. Veja agora 15 cursos online (e em português) para avançar na carreira

    12 /12(Thinkstock/Katie_Martynova)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEmpresasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaInternetLinkedInRedes sociais

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame