4 passos para alavancar a sua carreira em 2023

De acordo com o Guia Salarial 2023, quase 70% dos recrutadores acreditam que encontrar profissionais qualificados será mais desafiador no próximo ano
 (Getty Images/Getty Images)
(Getty Images/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 23/11/2022 às 11:16.

Última atualização em 23/11/2022 às 11:28.

O mercado de trabalho é dinâmico. Constantemente há novas atualizações, tendências ou exigências, e os profissionais precisam estar atualizados para se destacar. Esse movimento é conhecido como lifelong learning, conceito que explica a educação continuada.

De acordo com o Guia Salarial 2023 da consultoria Robert Half, quase 70% dos recrutadores acreditam que encontrar profissionais qualificados será mais desafiador no próximo ano.  O relatório aponta aspectos como dominar o inglês e ter soft skills desenvolvidas como pontos de destaque para profissionais. 

Para ajudar os leitores, a EXAME separou 4 passos para quem quer alavancar a carreira em 2023 seguindo as tendências do mercado no próximo ano. 

Receba dicas de carreira e fique por dentro das tendências do mercado de trabalho com a newsletter gratuita Carreira 3.0

4 passos para quem quer alavancar a carreira

1. Faça conexões, não networking 

O networking é famoso no mercado de trabalho, mas essa ferramenta vai (ou deveria ir) além das milhares de conexões no LinkedIn. O profissional que quer alavancar a carreira em 2023 precisa construir conexões verdadeiras com pessoas do próprio setor e também de fora dele. 

2. Tenha referências

Acompanhar as tendências e inovações no seu setor é fator determinante para quem quer ser considerado um profissional atualizado no próximo ano. A internet, assim como as redes sociais, são um bom caminho para acompanhar referências da área. Além disso, seguir perfis de profissionais de outros setores diferentes do seu pode trazer insights inovadores para o dia a dia no trabalho. 

3. Aprimore as soft skills 

Foi-se o tempo em que apenas habilidade técnicas eram suficientes para um profissional ser considerado qualificado. Hoje, as soft skills têm dominado as preferências dos recrutadores e das empresas. 

Habilidades como comunicação, empatia, flexibilidade, resiliência e liderança são tão ou mais valorizadas quanto as qualificações técnicas para uma determinada. O profissional que deseja alavancar a própria carreira em 2023 precisa se focar em desenvolver e adicionar soft skills ao currículo. 

4. Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado sobre o mercado de trabalho e a sua carreira também é um ponto chave para o sucesso profissional no ano que vem. Para isso, busque conteúdos de confiança que apontem tendências do mercado.

Carreira 3.0

É o caso da newsletter Carreira 3.0. Lançada há mais de um ano, a newsletter gratuita da EXAME entrega, semanalmente, conteúdos gratuitos com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos leitores. 

Toda quinta-feira, os quase 100 mil assinantes recebem por e-mail as principais notícias sobre o mercado de trabalho, uma seleção de oportunidades em destaque como vagas, estágio, trainee e cursos.

Com mais de 100 edições enviadas, a Carreira 3.0 também entrega análises sobre tendências em carreira e do mercado de trabalho. 

Os assinantes ainda têm acesso a entrevistas exclusivas com grandes líderes, executivos e empreendedores de sucesso; indicações de livros, filmes, cursos, workshops e eventos para se profissionalizar, além de uma série de ferramentas úteis para o dia a dia profissional.

Confira a avaliação de alguns leitores da Carreira 3.0:

(EXAME/Exame)

Junte-se à comunidade da Carreira 3.0 para alavancar a sua carreira em 2023. Para se inscrever gratuitamente, basta clicar aqui ou no link abaixo:

Quero assinar a Carreira 3.0 e receber dicas para o meu desenvolvimento profissional