Carreira

3 toques para jovens conquistarem autonomia no trabalho

Ganhar novas atribuições e responsabilidades é o que mais motiva os jovens, de acordo com pesquisa realizada pela Page Talent


	“ Autonomia não é algo que seja solicitado, ela é conquistada”, lembra Manoela.
 (Getty Images)

“ Autonomia não é algo que seja solicitado, ela é conquistada”, lembra Manoela. (Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 14 de julho de 2013 às 08h00.

São Paulo – Dinheiro, viagens, dias de folga. Sonho de qualquer profissional quando o assunto é recompensa e reconhecimento pelo seu esforço? Não.

Pesquisa realizada pela Page Talent com 550 jovens entre 18 e 24 anos apontou que 54% ficam mais motivados quando recebem novas atribuições e responsabilidades como reconhecimento de um trabalho bem feito. Ganhar benefícios como viagens, prêmios e dias livres é o que mais motiva 29% e 17% dos entrevistados citaram aumento de salário.

“A gente já vem percebendo isso nas entrevistas e nas pesquisas. A busca é por desenvolvimento de carreira , estão mais prepcupados em quanto eles têm de importância para o resultado da empresa , mais do que com dinheiro”, diz Manoela Costa, gerente da Page Talent no Brasil.

Para ela, não é só uma característica de quem está em início de carreira. “ Arrisco dizer que isso não se restringe aos jovens. As pessoas buscam lugares em que possam se desenvolver, ambiente de trabalho agradável, e aderência a valores e cultura organizacionais”, diz.

E se o ganho de novas atribuições e responsabilidades é ponto fundamental da evolução de carreira, Manoela dá três toques para quem quer ter mais autonomia no trabalho:

1 Divida seus objetivos com o seu gestor

“Dependendo da relação entre o jovem e o seu gestor, é legal deixar claro qual a principal fonte de motivação”, diz Manoela. É claro que não é todo chefe que dá este tipo de abertura, mas é interessante deixá-lo a par dos seus objetivos de carreira e da sua vontade em contribuir de outras formas. 

2 Autonomia não se pede, se conquista

Não é pedindo novas atribuições que elas caírão no seu colo. Você primeiro precisa mostrar que dá conta do recado. “ Autonomia não é algo que seja solicitado, ela é conquistada”, lembra Manoela.

Você mostra que pode ganhar novas responsabilidades desempenhando bem as suas atuais funções. Na medida em que for mostrando um ótimo trabalho vai recebendo novas atribuições.

3 Seja inovador e dê sentido ao seu trabalho

“O tom da importância do trabalho é o profissional quem dá”, diz Manoela. Entender a sua função, por mais simples que você a considere, como parte de algo maior, fará com que você valorize o seu trabalho. Sentindo-se mais valorizado, você ganha estímulo para ser inovador, pensar em novas formas de fazer o que faz. E os chefes prestam atenção em quem consegue trazer melhorias. 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosDicas de carreiraJovens

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho