Exame Logo

16 conflitos profissionais e como lidar com cada um deles

De um colega querendo puxar seu tapete até um cenário de fusão de empresas: veja como lidar com as mais comuns crises de carreira com vídeos de 1 minuto

Crises de carreira (Stock.xch)

Talita Abrantes

Publicado em 1 de junho de 2013 às 09h04.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.

São Paulo - Como na vida fora dos limites do escritório, a rotina corporativa é permeada por situações não tão confortáveis assim: competição nociva entre colegas, boatos da rádio peão, valores em conflito e saias (para lá de) justas. Pensando nestas situações, elencamos 16 vídeos de carreira que ensinam como encarar crises como quando um colega quer puxar o seu tapete, a empresa é comprada por outra ou você é algo de uma pergunta indecente na entrevista de emprego. Confira.
  • 2. O colega só pensa em puxar seu tapete

    2 /18

  • Veja também

    Com a competição pautando as relações dentro de algumas empresas e o mercado, digamos, desaquecido, não são raras as situações de colegas de olho na posição profissional alheia. Mas o que fazer quando você é vítima do que popularmente chamamos de atos típicos de quem quer puxar o tapete? Fátima Motta, da F&M Consultores, conta como solucionar este conflito profissional.
  • 3. Você virou chefe do seu melhor amigo

    3 /18

  • Assumir um cargo de liderança na empresa já é uma tarefa para lá de difícil. Agora, e se, de um dia para o outro, você vira chefe também do seu melhor amigo? Veja um passo a passo para lidar com essa saia justa corporativa, segundo João Marcelo Furlan, da Enora Leaders.
  • 4. E ele não gostou da ideia

    4 /18

    Como vimos no vídeo anterior, virar chefe de um amigo nem sempre é uma tarefa fácil. Mas a principal dica para lidar com essa saia justa é separar bem os papeis. Mas o que fazer quando o amigo não consegue lidar bem com este novo cenário? Pablo Aversa, da Alliance Coaching, dá as dicas.
  • 5. A empresa foi comprada por outra

    5 /18

    Processos de fusões e aquisições quase sempre implicam em reestruturação interna. Mudam-se cadeiras, demitem-se pessoas, novos procedimentos são assimilados. Mas até que ponto vale a pena se preocupar com este contexto? Fátima Motta, da F&M Consultores, explica qual é o melhor jeito para conduzir sua carreira nestas circunstâncias.
  • 6. Você cometeu um erro muito sério

    6 /18

    Errar é humano, fato. E, muitas vezes, pode ser o caminho para uma ideia inovadora no trabalho. Mas o que fazer logo após cometer o deslize? João Marcelo Furlan, sócio da Enora Leaders, dá algumas dicas para impedir que um erro manche sua reputação na carreira.
  • 7. Você foi demitido

    7 /18

    Por mais sinais que o chefe envie, a demissão quase sempre vem com a mesma sensação que um soco no estômago traria. Qual a melhor forma de lidar com esta fase na carreira? Pablo Aversa, da Alliance Coaching, dá a resposta.
  • 8. Você precisa omitir uma informação na entrevista

    8 /18

    Dependendo do seu nível na hierarquia ou da situação da empresa em que você está, é bem provável que uma porção de segredos corporativos povoem a sua mente. Mas o que fazer quando um deles vira pauta na entrevista de emprego? Como, por exemplo, ao explicar os motivos para querer sair do atual emprego precisar contar que a empresa está prestes a ser adquirida por outra? Fátima Motta, da F&M Consultores, ensina como lidar com esta saia justa.
  • 9. A negociação parece perdida

    9 /18

    Seja porque um dos lados não quer ceder ou porque o consenso parece impossível, algumas negociações simplesmente empacam no meio do caminho. O que fazer diante desta situação? João Marcelo Furlan, da Enora Leaders, dá as dicas.
  • 10. Você foi criticado

    10 /18

    Feedbacks negativos fazem parte da vida corporativa, mas o que fazer quando você é alvo da crítica? O consultor Eduardo Ferraz explica como receber as críticas sem levar pro lado pessoal e como usá-las para melhorar a si mesmo.
  • 11. São os últimos dias no quase ex-emprego

    11 /18

    Você pediu demissão, mas está cumprindo aviso prévio. Deve continuar se preocupando com as metas? Pode aproveitar a situação e falar o que bem entende? Qual é a atitude correta para os últimos dias no quase antigo emprego? Fátima Motta, da F&M Consultores, tem a resposta.
  • 12. O trabalho fere seus valores

    12 /18

    Neste vídeo, Pablo Aversa, sócio da Alliance Coaching, aborda um tema que tem tirado o sono de muitos profissionais por aí: o que fazer quando a cultura ou as tarefas impostas no trabalho batem de frente contra seus valores pessoais? Veja qual atitude tomar em cerca de um minuto.
  • 13. Às vezes, você age por impulso no trabalho

    13 /18

    Há horas em que o sangue ferve no trabalho. Em outras, as emoções dominam e, sem que você perceba, já deu uma resposta atravessada ou um comentário ofensivo. O que fazer para não agir por impulso no trabalho? Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso”, dá as dicas.
  • 14. Você é muito ansioso

    14 /18

    Por mais técnicas de relaxamento que você experimente, não adianta, vez ou outra, a ansiedade decide dar o ar da graça - para seu pavor. De acordo com Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), é possível transformar este sentimento em um aliado da carreira.
  • 15. Você não consegue seguir o ritmo da empresa

    15 /18

    A ideia de fazer mais com menos pauta a maior parte das empresas. Mas o que fazer se você não consegue o ritmo alucinado das equipes de extrema performance? Se já não há mais fôlego para exigir tanta exigência?  Pablo Aversa, da Alliance Coaching, dá alguns conselhos.
  • 16. As 24 horas não são suficientes

    16 /18

    O expediente nem bem começou e você já tem certeza que não dará conta de todas as demandas que irão preenchê-lo. O que fazer quando, realmente, parece que as 24 horas são insuficientes (nem com as melhores técnicas de administração de tempo)? Veja a resposta de André Caldeira, autor do livro "Muito trabalho, pouco stress" (Editora Évora).
  • 17. Você não vê mais sentido no trabalho

    17 /18

    Ver um sentido no que você faz durante o expediente é essencial para sua felicidade na carreira. No entanto, o que fazer quando os dias de trabalho parecem vazios - embora repletos de tarefas? Fátima Motta, da F&M Consultores, analisa o assunto.
  • 18. Agora, inspire-se nos conselhos de personalidades para recém-formados

    18 /18(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ComportamentoConflitos profissionaisDicas de carreiraVídeos de carreira

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame