16 conflitos profissionais e como lidar com cada um deles
De um colega querendo puxar seu tapete até um cenário de fusão de empresas: veja como lidar com as mais comuns crises de carreira com vídeos de 1 minuto
Talita Abrantes
Publicado em 1 de junho de 2013 às 09h04.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h35.
São Paulo - Como na vida fora dos limites do escritório, a rotina corporativa é permeada por situações não tão confortáveis assim: competição nociva entre colegas, boatos da rádio peão, valores em conflito e saias (para lá de) justas. Pensando nestas situações, elencamos 16 vídeos de carreira que ensinam como encarar crises como quando um colega quer puxar o seu tapete, a empresa é comprada por outra ou você é algo de uma pergunta indecente na entrevista de emprego. Confira.
Com a competição pautando as relações dentro de algumas empresas e o mercado, digamos, desaquecido, não são raras as situações de colegas de olho na posição profissional alheia. Mas o que fazer quando você é vítima do que popularmente chamamos de atos típicos de quem quer puxar o tapete? Fátima Motta, da F&M Consultores, conta como solucionar este conflito profissional.
Assumir um cargo de liderança na empresa já é uma tarefa para lá de difícil. Agora, e se, de um dia para o outro, você vira chefe também do seu melhor amigo? Veja um passo a passo para lidar com essa saia justa corporativa, segundo João Marcelo Furlan, da Enora Leaders.
Como vimos no vídeo anterior, virar chefe de um amigo nem sempre é uma tarefa fácil. Mas a principal dica para lidar com essa saia justa é separar bem os papeis. Mas o que fazer quando o amigo não consegue lidar bem com este novo cenário? Pablo Aversa, da Alliance Coaching, dá as dicas.
Processos de fusões e aquisições quase sempre implicam em reestruturação interna. Mudam-se cadeiras, demitem-se pessoas, novos procedimentos são assimilados. Mas até que ponto vale a pena se preocupar com este contexto? Fátima Motta, da F&M Consultores, explica qual é o melhor jeito para conduzir sua carreira nestas circunstâncias.
Errar é humano, fato. E, muitas vezes, pode ser o caminho para uma ideia inovadora no trabalho. Mas o que fazer logo após cometer o deslize? João Marcelo Furlan, sócio da Enora Leaders, dá algumas dicas para impedir que um erro manche sua reputação na carreira.
Por mais sinais que o chefe envie, a demissão quase sempre vem com a mesma sensação que um soco no estômago traria. Qual a melhor forma de lidar com esta fase na carreira? Pablo Aversa, da Alliance Coaching, dá a resposta.
Dependendo do seu nível na hierarquia ou da situação da empresa em que você está, é bem provável que uma porção de segredos corporativos povoem a sua mente. Mas o que fazer quando um deles vira pauta na entrevista de emprego? Como, por exemplo, ao explicar os motivos para querer sair do atual emprego precisar contar que a empresa está prestes a ser adquirida por outra? Fátima Motta, da F&M Consultores, ensina como lidar com esta saia justa.
Seja porque um dos lados não quer ceder ou porque o consenso parece impossível, algumas negociações simplesmente empacam no meio do caminho. O que fazer diante desta situação? João Marcelo Furlan, da Enora Leaders, dá as dicas.
Feedbacks negativos fazem parte da vida corporativa, mas o que fazer quando você é alvo da crítica? O consultor Eduardo Ferraz explica como receber as críticas sem levar pro lado pessoal e como usá-las para melhorar a si mesmo.
Você pediu demissão, mas está cumprindo aviso prévio. Deve continuar se preocupando com as metas? Pode aproveitar a situação e falar o que bem entende? Qual é a atitude correta para os últimos dias no quase antigo emprego? Fátima Motta, da F&M Consultores, tem a resposta.
Neste vídeo, Pablo Aversa, sócio da Alliance Coaching, aborda um tema que tem tirado o sono de muitos profissionais por aí: o que fazer quando a cultura ou as tarefas impostas no trabalho batem de frente contra seus valores pessoais? Veja qual atitude tomar em cerca de um minuto.
Há horas em que o sangue ferve no trabalho. Em outras, as emoções dominam e, sem que você perceba, já deu uma resposta atravessada ou um comentário ofensivo. O que fazer para não agir por impulso no trabalho? Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso”, dá as dicas.
Por mais técnicas de relaxamento que você experimente, não adianta, vez ou outra, a ansiedade decide dar o ar da graça - para seu pavor. De acordo com Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), é possível transformar este sentimento em um aliado da carreira.
A ideia de fazer mais com menos pauta a maior parte das empresas. Mas o que fazer se você não consegue o ritmo alucinado das equipes de extrema performance? Se já não há mais fôlego para exigir tanta exigência? Pablo Aversa, da Alliance Coaching, dá alguns conselhos.
O expediente nem bem começou e você já tem certeza que não dará conta de todas as demandas que irão preenchê-lo. O que fazer quando, realmente, parece que as 24 horas são insuficientes (nem com as melhores técnicas de administração de tempo)? Veja a resposta de André Caldeira, autor do livro "Muito trabalho, pouco stress" (Editora Évora).
Ver um sentido no que você faz durante o expediente é essencial para sua felicidade na carreira. No entanto, o que fazer quando os dias de trabalho parecem vazios - embora repletos de tarefas? Fátima Motta, da F&M Consultores, analisa o assunto.
Mais lidas
Mais de Carreira
Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida