Exame Logo

10 truques de linguagem corporal para transmitir poder

Detalhes sutis, como o estilo do seu aperto de mão, podem transmitir autoridade numa negociação. Veja dicas para ganhar respeito com a sua linguagem corporal

Gestos: você consegue mudar a química do seu corpo (Zurijeta/Thinkstock)

Claudia Gasparini

Publicado em 18 de junho de 2015 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h40.

São Paulo - Demonstrar autoridade é essencial para ter sucesso em diversas situações profissionais. Acontece que, no mundo dos negócios, as palavras são apenas uma peça para os jogos de poder. Nas entrelinhas, a "partida" é frequentemente resolvida pela linguagem corporal de cada lado da negociação. Nesta galeria, você conhecerá 10 truques simples que transmitem autoridade de forma sutil - do ritmo da sua fala à forma de apertar a mão do outro. As dicas foram extraídas dos livros "A linguagem corporal no trabalho", de Allan e Barbara Pease (Editora Sextante) e "Seu corpo fala no trabalho", de Sharon Sayler (Editora Vozes).  Clique nas fotos para vê-las.
  • 2. 2. Fale sem pressa

    2 /8(Thinkstock/Hemera Technologies)

  • Veja também

    De acordo com Sharon Sayler, autora de "Seu corpo fala no trabalho" (Editora Vozes), a voz tem um papel essencial para transmitir poder e credibilidade. Articular as palavras com clareza, manter uma cadência tranquila e abaixar o queixo suavemente ao fim de cada frase são formas de chegar a esse objetivo. Outra dica é fazer pausas e respirar calmamente entre as orações.
  • 3. 4. Fixe o olhar no meio das sobrancelhas do outro

    3 /8(Thinkstock/4774344sean)

  • Assumir o controle numa conversa de negócios também passa pela forma de encarar a outra pessoa. Allan e Barbara recomendam o que chamam de "olhar de poder", isto é, imaginar um "terceiro olho" no meio da testa do outro e se fixar nesse ponto. "O efeito causado por esse olhar parece inacreditável. Ele não só deixa o clima muito sério como também tem o poder de fazer um chato se calar imediatamente", escrevem os autores.
  • 4. 5. Fique "por cima" no aperto de mão

    4 /8(Thinkstock/anyaberkut)

    Em contextos profissionais, o aperto de mão é muito mais do que um gesto de cumprimento. De acordo com Allan e Barbara, quem fica com a palma voltada para baixo é percebido como dominante. Estender a mão com a palma virada para cima, por outro lado, indica que você espera que a outra parte assuma o controle.
  • 5. 6. Dê um aperto de mão duplo

    5 /8(Thinkstock/KatarzynaBialasiewicz)

    Outro truque indicado por Allan e Barbara é estender a mão direita e depois colocar a esquerda sobre a mão da outra pessoa. "Essa técnica é especialmente eficaz para uma mulher que esteja lidando com um homem agressivo, pois transfere o poder dele para ela", escrevem os especialistas.
  • 6. 8. Respire profundamente

    6 /8(Thinkstock/BananaStock)

    De acordo com Sharon, nosso padrão de respiração traz muitos recados. Se você inspira e expira de forma rápida e superficial, por exemplo, provavelmente será visto como estressado ou temeroso. Para transmitir autoridade, o ideal é praticar uma respiração abdominal, profunda e lenta. Além de mostrar ao outro que você está confiante, esse padrão ajuda a oxigenar o cérebro e, assim, controlar a sua ansiedade.
  • 7. 9. Escolha a cadeira mais alta da sala

    7 /8(Thinkstock/Ryan McVay)

    A altura da cadeira aumenta ou reduz o status de uma pessoa numa situação profissional. "Quanto poder a rainha ou o papa teriam se aparecessem em bancos de piano?", escrevem Allan e Barbara. Por isso, recomendam os autores, se você quer demonstrar autoridade numa situação de negócios, prefira poltronas com espaldar alto.
  • 8. Veja agora como usar a linguagem corporal em apresentações

    8 /8(Foto: Gabriel Araújo. Instrutora e coach: Sabrina Mello. Espaço: Livraria da Vila)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosChefesComportamentoDicas de carreiraLinguagem corporalPsicologia

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame