Varejo nacional registra alta de 2,5% em outubro, segundo Índice do Varejo Stone (IVS)
Seis estados apresentaram alta significativa no comparativo anual. Iniciativa foi atualizada para acompanhar ambiente digital
Plataforma de conteúdo
Publicado em 11 de novembro de 2024 às 10h00.
Após instabilidade em setembro, as vendas do comércio brasileirocresceram 2,5%em outubro, aponta oÍndice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 4%.
O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone , empresa de tecnologia e serviços financeiros para o empreendedor brasileiro
Como funciona a iniciativa?
O IVS tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos.
São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional, que pode orientar estratégias empresariais e decisões de investimento, fornecendo insights sobre o ambiente econômico.
“Com as expectativas altas para o segundo semestre, esses resultados podem ser um impulso extra para que os empreendedores intensifiquem a preparação para datas estratégicas como a Black Friday e o Natal.”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.
Índice do Varejo Stone foi atualizado para melhor acompanhar o setor no ambiente digital
Este mês o IV S passou por sua primeira grande atualização após quase dois anos da criação.
Com uma nova identidade visual e uma linguagem mais acessível, ele conta agora com uma análise do comércio digital , que examina as vendas online, ampliando a cobertura do setor.
A partir de agora o IVS fará parte do portfólio institucional da Stone, com o objetivo de fortalecer a comunicação da marca e trazer mais clareza para quem acompanha as divulgações.
“A base principal de dados foi transferida do site do Instituto Propague para a nova plataforma de conteúdo da Stone. A linguagem do relatório foi ajustada para facilitar sua incorporação no dia a dia desse público. A ideia é tornar o produto mais acessível e fácil de consumir”, afirma Rodolfo Luz, diretor de Marketing da Stone.
Índice de Comércio Digital
O Índice Digital analisa os setores com um volume significativo de vendas diretas online.
No comparativo, o comércio digital registrou uma alta de 3,2% em outubro, enquanto o comércio físico cresceu 0,4%. Analisando o desempenho anual, o comércio digital também superou o físico, com crescimento de 4,9% em comparação a 2,7%.
Desempenho dos segmentos
Em outubro, o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou alta mensal de 1,8%,
Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo também mostraram sinais de estabilização, com uma queda menor em outubro (0,6% contra 2,8% em setembro) e alta anual de 1,7%.
Artigos Farmacêuticos cresceram 2,1% no mês e 5,8% no ano, consolidando a recuperação.
Combustíveis registraram leve queda mensal (0,6%) e alta anual de 2,7%, enquanto Móveis e Eletrodomésticos subiram 1,6% no mês, revertendo parte da queda de setembro (3,5%).
Outros setores, como Livros e Papelaria e Material de Construção , também mostraram recuperação mensal, com 2,5% e 5,1%, respectivamente.
Destaques regionais
Na comparação anual, os estados que se destacaram foram Roraima, Amazonas e Maranhão, que apresentaram crescimentos de 9,4%, 8,2% e 6,8%, respectivamente.
Em seguida, Santa Catarina, Goiás e Paraná também tiveram altas de 5%, 4,9% e 3,5%. Por outro lado, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal registraram quedas de 3,4% e 0,6%, respectivamente.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube