- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Tensão no ar: denúncias dos irmãos Miranda trazem novo ingrediente à CPI
O real impacto dos depoimentos só será sentido nas próximas semanas e não se sabe como o público fiel ao presidente irá reagir
Modo escuro
Cenário é instável, mas não é possível prever consequências para 2022. (Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Publicado em 25 de junho de 2021 às, 20h13.
Por Márcio de Freitas*
Quase nada do que se retrata hoje é exatamente o que se verá no momento da eleição do próximo ano. Muitas nuvens estarão diferentes, mas o tempo presente é sujeito a tempestades no final do período. E isso torna instável a posição de cada um dos atores eleitorais que estarão em cena dentro de um ano. 2022 é logo ali.
As denúncias feitas pelos irmãos Miranda, ambos de pré-nome Luís, trazem um ingrediente picante às narrativas momentâneas. Foram recebidas pela oposição como bala de prata, mas isso só saberemos mesmo com o tempo.
Assim como a situação de outros personagens ainda mudará muito ao longo do tempo, porque hoje estão preservados pelo protagonismo estridente do presidente Jair Bolsonaro. Mas o impacto num dos esteiros do discurso do presidente, a honestidade, poderá ser medido nas próximas semanas.
O interessante será notar se o público de Bolsonaro, até agora impermeável, mudará seu comportamento. Até hoje, uma fatia importante dos brasileiros mantém fidelidade canina a Bolsonaro. E não se distancia do apoio, endossando a defesa maior à economia do que o enfrentamento à pandemia, concordando com a política de armar a população e com pautas conservadoras.
A economia continua a emitir sinais de melhoras, apesar da inflação e do risco da crise hídrica afetar o fornecimento de energia. Um apagão poderia ser fatal, mas isso ainda parece ser mais um sonho de uma noite da oposição do que realidade.
*Márcio de Freitas é analista político da FSB Comunicação
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.