Bússola

Um conteúdo Bússola

Podcast A+: A pandemia e as eleições municipais

Episódio desta semana debate os impactos do coronavírus no processo eleitoral

Arte-A+-ep-30 (Bússola/Reprodução)

Arte-A+-ep-30 (Bússola/Reprodução)

B

Bússola

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 15h32.

Última atualização em 3 de novembro de 2022 às 18h16.

A um mês e meio das eleições, o Podcast A+ analisa os efeitos da pandemia no processo eleitoral. Além de adiar a votação, prevista para outubro, para os dias 15 e 29 de novembro (1o e 2o turnos respectivamente), o coronavírus impôs limitações às agendas dos candidatos nas ruas e pode contribuir para o aumento da abstenção dos eleitores no dia da votação.

A campanha, que começou oficialmente no último domingo, ocorre num ambiente impactado pela Covid-19 e, por isso mesmo, bem diferente dos anos anteriores. A orientação da Justiça Eleitoral é que as reuniões com eleitores sejam em lugar aberto, com uso de máscaras e mantendo o distanciamento social. Os primeiros atos de campanha mostraram, no entanto, que muita gente acabou não respeitando esse “corpo a corpo” a distância. 

Se as limitações impostas pelo vírus afetam a rotina dos candidatos nas ruas, com protocolos recomendados para evitar aglomerações, qual vai ser o peso da pandemia no debate eleitoral? Os atuais prefeitos e candidatos à reeleição vão ser julgados pelo seu desempenho no combate à Covid? E a crise sanitária deve favorecer nomes conhecidos da política ou outsiders? Com mais gente em casa e menos campanha nas ruas, qual vai ser o papel da propaganda na TV e no rádio?

Um outra questão se refere ao comportamento do eleitor no dia da votação. Mesmo com a ampliação do horário, o uso obrigatório de máscaras e um conjunto de protocolos de segurança, pesquisas mostram que parte do eleitorado admite não comparecer à urna com medo de contágio. O risco é que o índice de abstenção, que já vinha crescendo nos últimos anos e superou os 20% em 2018, seja ainda maior em 2020.

Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, os analistas políticos Alon Feuerwerker e Márcio de Freitas e o sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, Marcelo Tokarski, comentam o ambiente inédito das eleições municipais deste ano. A edição é de Guilherme Baldi.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a Revista Exame e o Grupo FSB.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2020PandemiaPodcasts

Mais de Bússola

Opinião: como as marcas usam o encantamento do Natal para criar conexões que emocionam e vendem

Empresa de recompensas aposta no uso de pontos em restaurantes Madero

Opinião: quem é o responsável por fraudes com maquininhas de cartão? Comerciantes ou credenciadoras?

84% dos brasileiros esperam para comprar em liquidações de final de ano, aponta pesquisa