Bússola

Planejamento para 2025: metas, objetivos e estratégias empresariais para o próximo ano

A definição de metas para 2025 exige um olhar estratégico sobre operações, finanças e expectativas dos sócios, escreve sócio da Auddas

 (NanoStockk/Getty Images)

(NanoStockk/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 11 de novembro de 2024 às 15h00.

Por Marco França, sócio da Auddas

O fim de ano está próximo, e o planejamento de 2025 começa agora. Para o empresariado resiliente, que trabalha muito e quase sem pausa, o Natal parece ao mesmo tempo distante e próximo. 

Distante, porque ainda há muito a realizar antes de jogar a toalha ou celebrar algum sucesso.

Próximo, pois faltam poucos passos para resolver grandes questões, como vendas, a integração de uma plataforma ERP, ou a abertura de uma filial – tudo isso antes de reunir a família para as festas.

Estratégias para o planejamento de 2025

O Planejamento de 2025 inicia-se com o tempo necessário para definir objetivos e metas, também conhecidos como OKRs. Em menos de 54 dias, será preciso estabelecer um orçamento adequado. 

Sócios, diretores e gerentes, assoberbados com tarefas táticas, precisam encontrar tempo para repensar o que fazer de forma mais eficaz e eficiente no próximo ano

Revisitar o momento atual do negócio e o cenário de mercado, além de alinhar expectativas dos sócios, é fundamental para a continuidade do negócio e para a saúde do time.

Gestão e capital

Ao avaliar a necessidade de capital, além de operações estruturadas, deve-se considerar a possibilidade de um novo sócio. Nos últimos dois anos, as atividades de fusões e aquisições foram impulsionadas principalmente pelos Players Estratégicos, uma vez que fundos de investimento têm tido menos capital disponível. 

Desde 2023, houve uma menor alocação de capital em fundos de private equity e venture capital voltados para mercados emergentes. Este cenário foi afetado por uma arbitragem de juros, pelo crescimento acelerado de mercados maduros, como os Estados Unidos, e por fatores como riscos políticos e má gestão pública em regiões emergentes.

Gente, processo e capital

Para conectar gente, processos e capital com a ambição dos sócios, é necessário tempo para olhar além das atividades táticas do dia a dia. Arranje tempo para um planejamento focado e tenha um Feliz Natal!

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Acompanhe tudo sobre:Empreendedorismo

Mais de Bússola

Habitação de interesse social: um desafio do desenvolvimento urbano e dos setores envolvidos

Varejo nacional registra alta de 2,5% em outubro, segundo Índice do Varejo Stone (IVS)

Esqueça as dinâmicas! Varejista FARM cria ‘game show’ das gerentes e dá R$ 15 mil para vencedoras

Cecilia Ivanisk: mulheres são muito emocionais para serem líderes eficazes?