Bússola

Um conteúdo Bússola

Oi aposta em estratégia ESG para acelerar processo de recuperação judicial

Alinhamento da operadora com princípios de sustentabilidade com resultados significativos podem atrair novos investidores 

As mudanças levaram a Oi a concentrar suas operações na fibra ótica (Oi/Divulgação)

As mudanças levaram a Oi a concentrar suas operações na fibra ótica (Oi/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 12 de julho de 2024 às 10h00.

Para cumprir com seu segundo plano de recuperação judicial (PRJ), aprovado em abril deste ano, a Oi está apostando em uma estratégia ESG que pode tornar a companhia mais sustentável e atraente para novos investidores.

Segundo o relatório de sustentabilidade mais recente da operadora, os resultados de 2023 representam avanço significativo, com destaque para para o reconhecimento como Empresa Pró-Ética concedido pela Controladoria Geral da União (CGU).

Mostrando equilíbrio na governança e comprometimento na prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude, a Oi foi a única empresa em recuperação judicial a conseguir o reconhecimento em 2023.

Melhorias na esfera ambiental

Além da governança, na esfera ambiental a Oi vem avançando no uso de energia renovável e na gestão de resíduos.

No ano passado, foram recondicionados 97% dos equipamentos ONT (modems) que retornaram dos clientes. Isso gerou economia de cerca de R$ 50 milhões, evitando a compra de novos equipamentos e descarte desnecessário.

Comparado ao ano anterior, em 2023 a Oi reduziu 82% de suas emissões diretas relativas às atividades sob seu controle (escopo 1) e 77% de suas emissões de indiretas relacionadas ao consumo de energia (escopo 2). 

“Isso é extremamente importante para qualquer companhia que quer buscar novos investidores tanto no mercado nacional como no internacional. Hoje estar em linha com as melhores práticas ambientais é uma condição necessária para atrair recursos “, diz Duilio de Novaes Alves, diretor de governança, riscos e compliance da Oi

Principais focos do negócio 

Em 2023, a companhia revisou sua estratégia ESG para alinhar as prioridades e ações às medidas de ajustes financeiros e reorientação do negócio, principalmente após a venda da unidade de negócios de telefonia móvel. 

As mudanças levaram a Oi a concentrar suas operações na fibra ótica, crescendo 5% na  satisfação do consumidor. De acordo com a Anatel, a empresa tornou-se a operadora mais bem avaliada em todos os estados do país, com exceção de São Paulo

Hoje, soluções em tecnologia da informação e comunicação são o grande destaque dentro da área de negócios da Oi para o B2B. O portfólio de produtos TIC da Oi Soluções teve um crescimento anual de 29% em 2023 e cobre mais de 80% das maiores empresas do Brasil em seu portfólio. 

“Temos o propósito de construir novos futuros levando a vida digital para todos e a agenda ESG vai ser fundamental nessa nossa jornada”, conclui Duilio. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Operadoras de celular

Mais de Bússola

Bússola Cultural: reabertura do Museu do Futebol

R$ 2,5 bilhões em um trimestre: como MRV&CO conseguiu maior volume de vendas líquidas da história

Stone aposta em programa de entrevistas durante transmissões da F1 na Band

Além da LGPD: quais são principais gargalos da privacidade de dados nas empresas do Brasil?

Mais na Exame