Bússola

Um conteúdo Bússola

IA: Sabesp, Gerdau, Mater Dei e outros 5 exemplos de como as empresas estão utilizando a tecnologia

Da detecção de vazamentos até a otimização de recursos em hospitais, empresas de diferentes setores avançam na implementação da tecnologia disruptiva

Confira 8 exemplos de aplicação da inteligência artificial em grandes empresas (Freepik)

Confira 8 exemplos de aplicação da inteligência artificial em grandes empresas (Freepik)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 10 de setembro de 2024 às 13h00.

Muito se fala de inteligência artificial, suas aplicações e potencial revolucionário. Mas, na prática, como as empresas brasileiras estão adotando a tecnologia?

1. Médicos disponíveis, leitos acessíveis e economia de recursos na Mater Dei de Saúde

A rede de hospitais desenvolveu o “Com+partilha”, um sistema utilizado para gerenciar e otimizar a distribuição de leitos e a escala de profissionais nos hospitais

Por meio da análise preditiva de dados, como a taxa de ocupação hospitalar, esse sistema contribui significativamente para a redução de custos, que podem variar entre 35% e 40%.

Exemplo: se o sistema identifica que pela manhã o pronto atendimento precisará de mais enfermeiras, o hospital se organiza para estar de acordo com o cenário ideal. Isso evita desgastes com os pacientes e otimiza a produtividade da equipe

2. Onboarding relâmpago na CI&T

Com foco em expandir a experiência de onboarding, a CI&T desenvolveu uma solução com IA e linguagem gamificada focada em fortalecer o engajamento e o aprendizado dos profissionais recém-contratados. 

Ao focar em ferramentas mais dinâmicas, a plataforma:

  • Facilita a orientação para novos membros da CI&T 
  • Promove uma melhor fixação dos conteúdos 
  • Garante maior personalização da vivência e a mobilidade entre departamentos.

Nesse cenário, houve a redução de mais de 80% nas ocorrências de pedidos de suporte relacionados a dúvidas sobre o assunto

3. IA permite um novo padrão de eficiência na Gerdau

Com tecnologia de “gêmeos digitais”, implementada na operação da unidade de Ouro Branco, a produtora de aço conseguiu estabelecer um novo padrão de eficiência na indústria

A tecnologia é voltada para a virtualização completa do sequenciamento, desde a matéria-prima até o produto acabado.

A tecnologia utiliza simulações de múltiplos cenários, um motor de otimização e captura de dados em tempo real para garantir aumento na capacidade produtiva e redução de desperdícios e custos.

4. Sabesp já consegue utilizar a tecnologia para monitorar vazamentos na rede

Sabesp usa IA para detectar vazamentos não visíveis na região de Franca (SP). A companhia implementou, em parceria com a startup Stattus4, um sistema que utiliza a análise de sons gerados pela perda de água para identificar vazamentos que não chegam até a superfície das ruas.

De acordo com o gestor de perdas da Sabesp de Franca, Fernando Colombo, a tecnologia oferece cerca de 70% de precisão, acelerando o processo de correção dos vazamentos. 

Em São João da Boa Vista (SP), a Sabesp gerou uma economia de 150 mil m³ de água, volume capaz de abastecer 24 mil habitantes.

5. EY Global desenvolve IA para suas aplicações proprietárias

No ano passado, a EY Global anunciou o investimento de US$ 1,4 bilhão no lançamento da “EY.ai”, uma plataforma unificadora que reúne capacidades humanas e inteligência artificial (IA) para ajudar os clientes a transformar os seus negócios por meio da adoção responsável da IA. 

Estes investimentos apoiaram a incorporação da IA ​​em tecnologias proprietárias da EY, como o EY Fabric, utilizado por 60.000 clientes da EY e mais de 1,5 milhão de utilizadores únicos. 

6. Tomada de decisões simplificada na Oliveira Trust

A plataforma financeira digital de serviços fiduciários e de administração de fundos desenvolveu uma IA especializada na avaliação de propostas e operações financeiras.

O “Otzinho”, como é chamada, analisa o que é enviado no comitê de conselheiros e fornece um voto sobre a continuidade ou não da proposta

Utilizando um histórico de mais de 13 mil propostas analisadas ao longo de 15 anos, o sistema foi treinado para se concentrar nos fundadores Mauro Sérgio e César Leal, cujo conhecimento profundo da organização é frequentemente acessado pelo comitê. 

7. ABNT se empenha em criar normas para a tecnologia

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem se esforçado para traduzir e publicar normas técnicas da Comissão Eletrotécnica Internacional e Organização Internacional de Normalização (ISO/IEC) no campo da IA

A norma publicada mais recentemente aborda o viés em relação aos sistemas de IA, especialmente no que diz respeito à tomada de decisão auxiliada por inteligência artificial

A ABNT já conta com vários outros documentos já em português sobre uso de IA, disponíveis no ABNT Catalógo

8. Evento sobre IA na Avenues

A instituição de ensino realizou o evento Avenues IA Week. Os alunos exploraram a tecnologia de maneiras inovadoras e criativas, destacando o compromisso da escola com a aprendizagem baseada em projetos e a integração tecnológica. 

No evento, os alunos de diferentes estágios do sistema de ensino da Avenues:

  • Criaram histórias com a ajuda de um robô de IA personalizado.
  • Desenvolveram narrativas em quadrinhos digitais com áudio e animações.
  • Buscaram soluções para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos dos algoritmos de redes sociais.
  • Investigaram a relação humana com a tecnologia e discutiram dilemas contemporâneos.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Bússola

Por que a IA deu certo e o metaverso não?

Saiba como aderir ao Mercado Livre de Energia, que deverá atrair mais de 27 mil empresas até 2025

Que região mais vai crescer no agro? Entenda por que presidente da Syngenta Brasil aposta no Mapito

Enel São Paulo muda visual da conta de energia para facilitar compreensão dos consumidores; veja