Fiocruz e Butantan aguardam insumos para vacina nos próximos dias
Seria desejável que a CPI pudesse oferecer sugestões concretas sobre o que fazer para evitar dependência no futuro
Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2021 às 19h26.
Última atualização em 17 de maio de 2021 às 19h33.
Por Alon Feuerwerker*
A boa notícia do momento é que nos próximos dias devem chegar lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan ( leia ). Quem diz é o Ministério da Saúde.
A AstraZeneca/Oxford e a Coronavac dependem de importar o produto. E num quadro internacional de escassez relativa de vacinas isso é um permanente desafio.
Alentador que já esteja contratada para futuro próximo a situação na qual o Brasil conseguirá produzir vacinas sem depender desse tipo de importação. Aliás, é um debate que vem sendo relegado na Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado da covid-19.
O depoimento da Pfizer foi claro ao descrever a lentidão das respostas do governo federal. Mas infelizmente não pôde esclarecer por que a oferta de imunizantes ao Brasil foi de início tão desproporcional ao que se ofereceu, por exemplo, para os Estados Unidos.
Além da verificação de responsabilidades a respeito de ações passadas, será positivo se a CPI puder oferecer sugestões concretas e caminhos sobre o que o Brasil precisará fazer para essa situação de dependência aguda ser evitada no futuro, em situação semelhante.
*Alon Feuerwerkeré analista político da FSB Comunicação
Siga Bússola nas redes:Instagram|Linkedin|Twitter|Facebook|Youtube