Aldo Rebelo, autor de “Amazônia, a Maldição das Tordesilhas” (Aldo Rebelo/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 20 de maio de 2024 às 15h10.
Última atualização em 21 de maio de 2024 às 11h39.
Ex-ministro de Lula e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo é dono de uma trajetória política de mais de 20 anos. Sua carreira foi pautada sobretudo pela procura do equilíbrio entre o desenvolvimento agrícola e a preservação ambiental na Amazônia.
Agora, como secretário de Relações Internacionais de São Paulo, o político pretende dar o próximo passo na sua carreira focada na preservação ambiental, lançando o livro “Amazônia, a Maldição das Tordesilhas – 500 Anos de Cobiça Internacional”.
A estreia está prevista para às 18h desta segunda (20). No evento, na Livraria Drummond, em São Paulo, o autor vai autografar exemplares da obra.
Publicada pela Editora Arte Ensaio, a obra traz uma análise das razões por trás da cobiça internacional pela Amazônia – que incluem desde os recursos naturais até a localização estratégica.
O autor aborda eventos históricos marcantes, como a resistência indígena e as tentativas de ocupação estrangeira, e apresenta as conquistas e desafios enfrentados pela região ao longo dos séculos.
O livro estará disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.
O lançamento acontece também em outras três cidades:
O livro conta com o patrocínio da FSB Holding, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Aldo Rebelo é uma figura atuante na política brasileira, com uma carreira de décadas dedicada ao serviço público. Aldo possui passagens notáveis como ministro da Defesa, do Esporte e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
No último ano, sua participação na CPI das ONGs trouxe à tona questões importantes sobre o Fundo da Amazônia, defendendo uma alocação restrita desses recursos para órgãos públicos.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube