Diferente de treinamentos comuns, a ideia principal da Mass Customization é oferecer uma experiência de aprendizagem personalizada em larga escala (Weedezign/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 07h00.
Por Carol Goyatá*
O mundo está cada vez mais corrido e exige respostas mais ágeis e instantâneas de todos nós, especialmente dos líderes e tomadores de decisão. Diante da aceleração da Inteligência Artificial e da chamada Era do Conhecimento, é fundamental que as ações estratégicas sejam baseadas em dados e informações, exigindo dos profissionais um maior nível de competência no trabalho.
Acredito na estratégia de Mass Customization como poderosa ferramenta de auxílio para programas de treinamento e desenvolvimento. Tal estratégia tem como objetivo aliar customização e escala em programas de T&D, fazendo uso de alavancas críticas como conexão com os desafios de negócio e público-alvo, robustez da metodologia educacional e tecnologia.
Adicionando complexidade ao contexto como um todo, vem o fato de que profissionais de todos os níveis hierárquicos estão sendo bombardeados com informações constantes, muitas vezes gerando ansiedade e aversão a processos de treinamento e desenvolvimento. Desta maneira, vemos uma evasão em soluções digitais de desenvolvimento que pode chegar a 90%, especialmente em plataformas massivas como os MOOCs. Neste cenário ficam claros os desafios para engajar os colaboradores das empresas em programas de T&D, evidenciando a necessidade de métodos mais eficazes e personalizados.
A ideia principal da Mass Customization é oferecer uma experiência de aprendizagem personalizada em larga escala, adaptada às necessidades do negócio e individuais dos colaboradores. Como isso é possível? A partir do mergulho aprofundado no negócio, nas necessidades do público-alvo, reconhecendo seus diversos estilos de aprendizagem e utilizando tecnologias, estratégias pedagógicas, conteúdos e suportes variados para atender aos diferentes perfis de profissionais. Ganha-se em escala, ganha-se em agilidade, ganha-se em poder de atração, ganha-se em resultados.
Como há flexibilidade na jornada de aprendizagem, os participantes têm a liberdade de escolher temas, projetos e métodos de estudo que se alinhem melhor aos seus interesses e estilos de aprendizagem. Além disso, o uso de múltiplos recursos, como vídeos, textos e quizzes, permite que os colaboradores aprendam de maneiras que melhor se adaptem a eles.
Plataformas digitais, inteligência artificial (IA) e outras ferramentas são utilizadas para adaptar a jornada do aluno, proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente e eficaz. Ferramentas de avaliação personalizadas, por exemplo, ajustam-se conforme o progresso e as habilidades do aluno, oferecendo feedback em tempo real.
Um case recente de sucesso, com o qual tive a oportunidade de colaborar na DOT Digital Group, aconteceu em uma empresa de um setor da economia que mais tem se modernizado nos últimos anos: o agronegócio.
A estratégia foi aplicada para treinar 128 mil colaboradores em escala global sobre temas regulatórios e de compliance. A solução desenvolvida pelo DOT Digital Group incluiu uma jornada de aprendizagem modularizada e flexível, segmentada para diferentes públicos-alvo (administrativo e operacional). Essa abordagem personalizada não só facilitou o cumprimento das auditorias anuais, evitando multas e danos à reputação da marca, como também engajou emocionalmente os colaboradores, utilizando metodologias ativas e contextualizadas.
Para que a Mass Customization seja eficaz, alguns pilares críticos devem ser observados:
A ideia, portanto, é contribuir para que as empresas ampliem as suas capacidades de treinamento para responder aos desafios de um mercado cada vez mais competitivo e diversificado. Isso é fundamental para desenvolver as habilidades da equipe, fortalecer a lealdade e o engajamento dos colaboradores e promover o desenvolvimento e o crescimento organizacional.
*Carol Goyatá é COO e especialista em desenvolvimento de pessoas do DOT Digital Group
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube