Bússola Cultural: Semana tem orgulho no museu e Itamar Vieira Júnior
Confira toda quinta-feira sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo
Bússola
Publicado em 28 de outubro de 2021 às 16h07.
Última atualização em 28 de outubro de 2021 às 20h06.
Orgulho e Resistência
O Museu da Diversidade Sexual estreia nesta sexta-feira, 29, às 14h, a exposição presencial dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão política do Regime Militar, Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura. A mostra, realizada sob a curadoria de Renan Quinalha, faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e diversidade sexual e de gênero. A exposição se volta à série de ações de resistência que surgiram, no período, em defesa da diversidade. O público terá acesso a obras literárias, cartazes de peças de teatro, músicas, filmes, fotografias e materiais que confrontavam a censura na época, além de documentos oficiais da ditadura. Dentre os destaques, está um desenho inédito da cartunista Laerte Coutinho, que representa a pluralidade de gêneros.
de terça a domingo das 10h às 18h; gratuito; Museu da Diversidade Sexual
Mulheres na Ciência
O Museu Catavento inaugurou uma nova exposição nesta semana com objetivo de dar visibilidade às mulheres que se dedicaram e se dedicam às ciências. A mostra Mulheres na Ciência apresenta 12 mulheres, de diferentes épocas, nacionalidades e campos do conhecimento, que exerceram de maneira significativa seu trabalho em prol da ciência. Ao difundir esses trabalhos, a exposição visa também demonstrar que é possível vencer barreiras e servir de inspiração para meninas e jovens abraçarem a carreira da pesquisa científica.
até 11 de fevereiro de 2022; terça a domingo, das 9h às 17h; Museu Catavento; mais informações acesse o site do museu
A casa da esperança
Uma das novas atrações da Casa das Rosas será a exposição fotográfica Onde mora a esperança, instalada no jardim do museu. Tendo como tema “Lares ao redor do mundo”, a exposição traz cerca de 80 fotos do acervo da instituição Habitat para a Humanidade Internacional e fotografias que o projeto fez em comunidades da área rural de Pernambuco e da cidade de São Paulo. O objetivo é mostrar a diversidade cultural, as tradições de várias etnias, os diversos tipos de habitações e os diferentes significados simbólicos da palavra “casa”. Lares de países como Honduras, Zâmbia e Índia também integram a mostra fotográfica.
Casa das Rosas; até 28 de novembro; gratuito
Papo com Itamar Vieira Júnior, de Torto Arado
A Biblioteca Parque Villa-Lobos promove uma roda de conversa com o escritor de Torto Arado, Itamar Vieira Júnior. O bate-papo será mediado por Pedro Marques, poeta, compositor, crítico e professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Torto Arado foi vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos e se tornou um best-seller brasileiro. A história de duas irmãs, Belonísia e Bibiana, que sofrem um acidente na infância e têm a vida marcada pelo trabalho em uma fazenda no sertão da Bahia, faz um recorte do Brasil e revela as injustiças sociais e os resquícios da abolição da escravatura. O encontro trará reflexões relevantes para diversas áreas da formação escolar, além de abordar o direito à terra, as relações trabalhistas, o acesso à educação, a ancestralidade afro-brasileira e a narrativa oral e literária, temas amplamente abordados no livro. O público poderá enviar perguntas.
quinta-feira, 28, das 19h às 21h; mais informações pelo site da Biblioteca Parque Villa-Lobos
“Pagu, Anjo Incorruptível”
O Festival #CulturaEmCasa apresenta o espetáculo de teatro musical ‘Pagu, Anjo Incorruptível’. Com texto, atuação e direção de Lilian de Lima e direção musical de Paulinho Brandão, a trama parte de fragmentos da vida e da obra da escritora e ativista Patrícia Galvão (Pagu), uma das figuras mais importantes do modernismo paulista. A obra é permeada pela história ficcional, mas tão real e possível, de outra Patrícia: uma moradora da periferia de São Paulo, nos dias de hoje. Duas mulheres, duas Patrícias separadas pelo vão de um século, pelo vão de uma pergunta: em cem anos, o que de fato mudou?
gratuito; clique aqui; acesse a plataforma #CulturaEmCasa para toda programação
O elemento água
Na reta final da Temporada 2021, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) se apresenta sob o comando do violinista barroco Luis Otavio Santos, um dos grandes nomes do instrumento no Brasil. O repertório reúne suítes de Händel e Telemann, excertos da peça A Arte da Fuga, de Bach e tem o elemento água como seu fio condutor. “O repertório que a Osesp traz mostra três facetas da presença do elemento água na música barroca. A sutileza dessa presença convida o ouvinte a aceitar e a perceber a onipresença desse elemento, que na filosofia antiga estava associado à emoção, à criatividade e à memória. Com a água, a arte se hidrata e nutre o ser humano com suas criações”, afirma Luis Otavio Santos na nota de programa. “Bach, Händel, Telemann”.
performance de sexta-feira, 29, às 20h, será transmitida ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube da Osesp ; sábado, 30, às 16h30; Sala São Paulo; mais informações acesse o site
Tem samba na Virada
A #ViradaSP Online21 reúne neste sábado, a partir do meio-dia, 18 atrações para os públicos adulto e infantil. Diferentes estilos musicais, teatro, dança e performances fazem parte da agenda que tem, entre os destaques, o show da Velha Guarda Musical Vai-Vai, que faz homenagem a Henricão, cidadão itapirense e um dos fundadores da escola de samba. Também fazem parte da programação os shows do instrumentista Menotti Del Picchia, com participação especial de Otto, do rapper, compositor e beatmaker Kamau e da banda precursora do novo samba-rock, Clube do Balanço. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho, direto do Teatro Sérgio Cardoso. A transmissão de todas as atrações é gratuita, durante 12 horas ininterruptas.
confira a programação completa pela plataforma #CulturaEmCasa
Eu quero um chef no campo
A edição 2021 do #SP Gastronomia, maior programa de incentivo ao setor gastronômico, apresenta a série especial Chefs no Campo. Renomados profissionais do setor produtivo e gastronômico, como Lucas Corazza, Heloísa Collins, Renato Carioni, Paulo Souza e Deborah Gaiotto, fazem parte da programação apresentada por Mauricio Schuartz. O espectador conhecerá desde a cadeia de produção de alimentos e bebidas até a elaboração de receitas especiais de cada chef. Schuartz visita pequenos produtores rurais, responsáveis por produtos diferenciados e de excelência, que contam sobre as técnicas utilizadas e a estratégia de negócio. Queijo, mel, orgânicos, café, shitake são alguns dos produtos abordados na série.
transmissão às quartas-feiras e domingos; primeiro episódio já disponível pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa, acesse
Coppélia para crianças
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) estreia o 12º episódio do podcast Contos do Balé, ação do selo #SPCDdigital, voltado à difusão da dança no meio virtual. A história já está disponível gratuitamente no canal da SPCD no YouTube e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify, além dos principais tocadores de áudio online. Direcionado ao público infantil, o novo episódio apresenta o balé Coppélia, concebido em 1870 por Arthur Saint-Léon (1821-1870). A personagem título é uma boneca tão perfeita que parece viva que desperta o interesse de Franz, um jovem já comprometido com Swanilda. Sentindo-se traída, Swanilda faz de tudo para descobrir quem é a bela observadora que passa as tardes na janela do inventor Dr. Coppelius.
Obra homenageia vítimas de covid-19
O Memorial da América Latina recebeu a instalação da obra Réquiem, da artista Maria Bonomi, em homenagem às vítimas do covid-19 nos países latino-americanos. O trabalho, em forma de triângulo, como duas mãos postas em oração, contém 23 mapas vazados dos países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Haiti, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. A obra é composta por duas placas com alturas de seis metros e quatro metros por 2,40m de comprimento e abrange uma área de mais de cinco metros. A autoria é do Atelier Maria Bonomi, a arquitetura de Rodrigo Velasco e a realização de Diran Garabed Topalian. Réquiem contou com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.
Memorial da América Latina; em frente ao auditório Simón Bolívar
Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também