Bússola Cultural: semana em SP tem mães, circo e Harry Potter
Confira toda semana sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo
Plataforma de conteúdo
Publicado em 12 de maio de 2023 às 19h13.
Última atualização em 12 de maio de 2023 às 19h28.
No Imaginário da Arte
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo inaugura em 13 de maio a exposição “Mães — No Imaginário da Arte”, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva. A mostra celebra a iconografia e os diversos sentidos da figura materna. Pinturas, murais, esculturas, gravuras e desenhos confirmam o interesse e o poder que artistas de diversas matrizes culturais compreendem emanar dessa figura que é central a todas as sociedades. Obras do importante artista mineiro Maurino Araújo (1943-2020) e da contemporânea Lidia Lisbôa, artista paranaense radicada em São Paulo, integram esse diversificado conjunto.
Gratuita às quartas, mais informações Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
- Rosewood São Paulo realiza Pet Show com programação especial para animais e convidados
- Exposição em Xangai celebra o Dia da Marca da China
- Levi’s celebra aniversário do icônico modelo 501 com ações durante o mês de maio
- Lula sanciona lei que reconhece escolas de samba como manifestação cultural
- Flamengo e Starter lançam coleção combinado moda urbana e futebol
- TAG Heuer celebra 60 anos do icônico Carrera em parceria com artista plástico Adonis Alcici
Programação de circo gratuita
Em maio, O Mundo do Circo SP segue com programação livre e gratuita com espetáculos de malabarismo, shows de palhaços, além das intervenções artísticas e uma exposição que já é sucesso de público. Nos dias 13 e 14/5, entre 12h e 18h, o público confere intervenções circenses e uma apresentação especial do Circo no Beco, na Grande Lona, a partir das 17h.
Gratuita, a programação completa está disponível no site do Mundo do Circo SP Mundo do Circo SP
Coral do Guri de Lorena
Sob a regência de Vinicius Guedes, o Coral do Guri de Lorena se apresenta no em 13/5, às 10h, no LorenVale, na Praça Arnolfo Azevedo, na cidade de Lorena. A atividade integra a temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais composta de 176 concertos espalhados pelo interior, litoral e na capital paulista. Referência na formação musical, o Guri é um programa de ensino musical da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Todos os concertos são gratuitos.
Na apresentação, o repertório escolhido contempla obras de compositores e compositoras de diferentes nacionalidades. Now, oh Now I Needs Must Part, do inglês John Dowland; Agio o Theos, do brasileiro Manoel Dias de Oliveira; Eco da Floresta, de Fátima Leão; e Janaína, do brasileiro Jorge de Lima, são algumas das peças que compõem o programa.
Gratuita, a programação está disponível no site Guri Santa Marcelina e no app da Santa Marcelina Cultura Guri App
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18/5. Instituições geridas pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo organizaram uma ampla programação, gratuita para diversos públicos e idades, contemplando a programação da 21ª edição "Museus, sustentabilidade e bem-estar". O objetivo é mostrar como os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.
Em 17/5, das 19h às 21h, a Casa Mário de Andrade, localizada na região da Barra Funda, realizará a atividade “Ações sustentáveis e o futuro dos Museus: Museus para que(m)?", com Marcelo Cardoso de Paiva, doutor em história da arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. O palestrante pontuará os novos desafios das instituições de memória e sua relação com ações sustentáveis. Os interessados devem se inscrever aqui.
O Museu das Favelas, localizado na região dos Campos Elíseos, participa com a oficina online “Comunicação em Museus: Como a produção de conteúdo pode contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ministrada por Priscilla Fenics e Vanderson Santos, coordenadora e analista de comunicação do Museu, no dia 18/5, das 15h30 às 18h00, que propõe reflexões sobre a produção de conteúdo promovida por museus nas redes sociais enquanto ferramenta potente para contribuir com a consciência coletiva. Inscrições aqui
No litoral, o Museu do Café, localizado em Santos, participará da 21ª Semana Nacional de Museus com um conjunto de atividades que propõe experiências relacionadas ao grão. A técnica artística do craquelê, utilizando o café como matéria-prima, será o foco de oficinas ministradas pela artista brasileira Ana Paula Torres. Nos dias 18 (quinta-feira) e 20 (sábado), as atividades serão voltadas para os adultos, acontecendo, respectivamente, às 15h e às 10h. Já no dia 20, às 13h30, as crianças terão a oportunidade de produzir as obras coloridas e em relevo. As vagas serão limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.
Ainda no dia 20, no Museu do Café, a artista realizará uma performance de pintura ao vivo, a partir das 15h, no Salão do Pregão. Na ocasião, o público poderá presenciar o processo de finalização de uma das obras que fará parte da exposição temporária Cores da Minha Terra, com inauguração confirmada para o dia 27, sábado, às 11h.
Gratuita, mais informações Casa Mário de Andrade, Museu das Favelas, Museu do Café e programação completa em Cultura SP
Maureen Bisilliat: Presente do Futuro
A partir do dia 11 de maio, às 19 horas, o Museu da Imagem e do Som inaugura a exposição "Maureen Bisilliat – Presente do Futuro" na sala que desde 2022 carrega o nome da fotógrafa inglesa. O Espaço Maureen Bisilliat, no pavimento térreo do MIS, presta homenagem à fotógrafa inglesa naturalizada brasileira, por ocasião de seus 90 anos. Maureen é figura presente no acervo do museu e sua obra e legado estão em destaque na história da fotografia no Brasil. O espaço foi inaugurado em fevereiro de 2022, com a exposição "Archipelago", com curadoria de Roberto Linsker e da própria Maureen, numa seleção de 20 artistas plásticos contemporâneos, de diversas linguagens, que refletiram através da arte sobre seus momentos de isolamento social. O Espaço tem entrada gratuita e se dedica à exibição de mostras em curta-duração, com acervo do MIS e de instituições parceiras.
A exposição "Maureen Bisilliat — Presente do Futuro" faz parte de um projeto realizado pelo Instituto Olga Kos que proporcionou aos participantes do Olga oficinas de fotografia, em que tiveram suas habilidades sensoriais estimuladas e concluíram trabalhos também presentes nesta exposição. Com a supervisão de instrutores do Instituto, estes beneficiários aplicaram o Ecoline sobre suas obras, trazendo para as mesmas um novo significado. É importante contextualizar que Maureen se aproximou da arte experimental a partir da utilização de Ecoline sobre suas obras originais. A aplicação da aquarela sobre o papel especial prateado apresenta uma perspectiva lúdica em cima da obra original, acrescentando um toque tropicalista dentro da ótica do sertão.
São obras que exploram a relação de Maureen com grandes escritores da literatura brasileira: João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, Adélia Prado, Euclides da Cunha, Ariano Suassuna e Mário de Andrade. MIS - Museu da Imagem e do Som, Espaço Maureen Bisilliat, avenida Europa nº 158, abertura 11/5, às 19h, visitação 12/5 a 11/6 , horário: terças a sextas, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, entrada gratuita, mais informações MIS
Harry Potter de fã para fã
No mês do Orgulho Nerd, a Biblioteca de São Paulo convida o público para o bate-papo virtual Harry Potter de fã para fã, no dia 14/5, das 15h às 16h30, com a professora do Centro Paula Souza Beatriz Masson. A conversa abordará a relevância do universo Harry Potter para a construção da cultura de fãs e como a saga mudou o cenário literário e cinematográfico no mundo. A partir de 16 anos.
Dinâmica dos estereótipos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos realiza no dia 21/5, das 15h às 16h30, a palestra virtual Dinâmica dos Estereótipos, com Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. A conversa pretende esclarecer o significado do termo, o processo histórico e o impacto desse mecanismo de exclusão em populações minorizadas. A partir de 16 anos
A tecnologia dos audiolivros
13 de maio é marcado na história brasileira como o dia em que foi assinada a Lei Áurea, a qual determinou o fim da escravidão no Brasil. Por meio dela, cerca de 700 mil negros escravizados conquistaram a “liberdade”. No entanto, os negros libertos não receberam auxílio para sua integração na sociedade brasileira. A equipe da Bibliotech da Fábrica de Cultura Vila Curuçá, 13/5, às 11h, convidará o público a refletir sobre a importância desse feito, apresentando a tecnologia dos audiolivros, tendo como protagonistas autores negros e autoras negras, disponíveis no acervo digital Árvore Livros, como Kiusam de Oliveira com o audiolivro: “Com qual penteado eu vou?” e Renato Noguera com o audiolivro: “Por que amamos”.
13/5, às 11h, gratuita, mais informações Fábricas de Cultura
Oficina de criação: desenhando no metaverso
O Dia do Artista Plástico é comemorado em 8 de maio, no Brasil. Esta data celebra, também, uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. Mas, para além da pintura, os artistas plásticos também são reconhecidos por outras expressões artísticas, como a escultura. E a Fábrica de Cultura Parque Belém preparou uma atividade a qual o público será convidado a experimentar a criar desenhos em 3D no mundo virtual, por meio de uma experiência com óculos de realidade virtual, em 12/5, a partir de 10h. Não precisa de inscrição.
Gratuita, mais informações Fábrica de Cultura
Batalha da Matrix
Em 13/5, das 13h às 20h30, a Fábrica de Cultura Diadema convida a todos para um evento especial: A Batalha da Matrix, duelo de rimas, tradicionalmente conhecida no cenário hip-hop do Estado de São Paulo, que completará dez anos em 2023. Um aniversário em grande estilo, que contará com diversas atrações do hip-hop brasileiro, no Parque da Juventude Città Di Marostica, símbolo de esporte, lazer e juventude, em São Bernardo do Campo. O aniversário da década promete batalhas com os melhores MCS do estado, shows de rap, grafite, diversos DJs e muito mais.
E na Fábrica de Cultura Osasco, em 13/5, sábado, das 16h às 21h, o coletivo Slam Oz traz uma edição especial de batalha de poesias. A batalha contará com inscrições no local para poetas participantes, júri popular escolhido na hora, além de premiação para vencedores e vencedoras! Será uma batalha de poesias autorais com três rodadas, poemas de até 3 minutos e performance sem acompanhamento musical ou adereço cênico. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a literatura marginal e periférica produzida em Osasco e região.
Batalha da Matrix, Av. Armando Ítalo Setti, 65 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo/SP, gratuita, mais informações Fábricas de Cultura
Coletivo Slam Oz, Fábrica de Cultura Osasco, rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco, gratuita, mais informações Fábricas de Cultura
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
PLAY: Funk.Doc é uma aula de brasilidade e contra o preconceito
Pay4fun anuncia parceria com Furia Esports
Tributação de incentivo de ICMS pode retirar até R$ 100 bi em investimento