Brasil

Witzel pede a Bolsonaro para reconsiderar ida da Ancine para Brasília

Segundo Witzel, o Rio tem "grande tradição no setor audiovisual e a dinâmica do órgão federal é importante para o RJ gerar emprego e fomentar o turismo"

Wilson Witzel: governador do Rio quer que a Ancine permaneça no Estado em vez de ser deslocada para Brasília (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Wilson Witzel: governador do Rio quer que a Ancine permaneça no Estado em vez de ser deslocada para Brasília (Tomaz Silva/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de agosto de 2019 às 16h41.

O governador do Rio, Wilson Witzel, pediu neste sábado (3) ao presidente Jair Bolsonaro, no Twitter, para que ele "reconsidere" a transferência da Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Estado para Brasília.

Segundo Witzel, que é aliado de Bolsonaro, mas tem a intenção de concorrer à Presidência, o Rio tem "grande tradição no setor audiovisual e a dinâmica do órgão federal é importante para o RJ gerar emprego e fomentar o turismo." 

A ideia de transferir a Ancine para a capital da República foi confirmada pelo presidente no dia 18 de julho, quando, após se reunir com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, Bolsonaro disse que a mudança havia sido sugerida pelo chefe da pasta. Foi nessa ocasião que Bolsonaro declarou que não poderia admitir o uso de dinheiro público para fazer filmes "como o da Bruna Surfistinha". 

 

No mesmo dia, o mandatário assinou a transferência do Conselho Superior de Cinema, responsável pela política nacional de audiovisual, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil. O objetivo foi aumentar a influência do Palácio do Planalto sobre o órgão.

Witzel, que é do PSC, tem deixado deputados estaduais do PSL, partido do presidente, insatisfeitos por causa da sua aproximação com o prefeito Marcelo Crivella. Ele reluta em anunciar publicamente um apoio ao pré-candidato da legenda à Prefeitura da capital, o deputado estadual Rodrigo Amorim. O PSL é a principal base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa (Alerj). 

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroJair BolsonaroAncineWilson Witzel

Mais de Brasil

MP de São Paulo afirma que vai apurar superlotação em bloco de carnaval na Consolação

Anvisa alerta para risco de pancreatite por uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica

Motta diz que iniciará tramitação de PEC que acaba com a escala 6x1

É inadmissível qualquer vazamento por mineração em Minas, diz Zema