Exame Logo

Voz de Tarcísio é recriada com IA para aplicar fraude nas redes sociais

Secretaria de Segurança Pública investiga o caso faz alerta sobre vídeos falsos

Tarcisio de Freitas (Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 12h40.

Última atualização em 13 de setembro de 2024 às 12h44.

A imagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está sendo usada em um vídeo falso criado com inteligência artificial. A voz do chefe do Executivo estadual foi recriada e aparece dizendo que o Procon de São Paulo determinou uma multa a todas as bandeiras de cartões de crédito, obrigando-as a devolver um valor em dinheiro aos consumidores que fizeram compras com seus cartões – um suposto cashback –,o que é falso.

A fake news orienta os usuários a clicar em um link que simula um site do Procon-SP. Ao acessá-lo, as vítimas são levadas a fornecer informações pessoais e bancárias sob o pretexto de receber o reembolso prometido.

Veja também

Por meio de nota, o governo de São Paulo reintera que oProcon e outros órgãos estaduais não promovem campanhas desse tipoe recomendou que mensagens e vídeos divulgados sejam denunciados para a polícia.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) identificou o golpe relacionando o governador ao aviso sobre o Procon e abriu um inquérito policial para apurar o uso indevido da IA na falsificação da voz do governador e na execução da fraude. A ação visa identificar e responsabilizar os responsáveis pelo crime cibernético.

Como denunciar

Em casos de golpe utilizando distorções de imagem e voz por inteligência artificial,qualquer pessoa pode registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica ou procurar um Distrito Policial para formalizar a denúncia.

Além do registro da ocorrência, a Polícia Civil ressalta a importância da representação criminal por parte da vítima, conforme determina a lei.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloTarcísio Gomes de Freitas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame