Vou tentar fazer o Brasil voltar a ser autossuficiente em petróleo, diz Lula

"Hoje estamos com 392 empresas importando gasolina dos Estados Unidos", acrescentou o petista
Lula: presidenciável diz que vai tentar fazer o Brasil voltar a ser autossuficiente em petróleo (Heuler Andrey/Getty Images)
Lula: presidenciável diz que vai tentar fazer o Brasil voltar a ser autossuficiente em petróleo (Heuler Andrey/Getty Images)
E
Estadão ConteúdoPublicado em 22/09/2022 às 07:40.

Com críticas à venda de distribuidoras e à falta de investimentos em refinarias, o que obriga o País a importar derivados de petróleo, o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em entrevista ao Canal Rural que, se eleito, vai tentar fazer o Brasil "voltar a ser autossuficiente" em petróleo.

"Vou tentar fazer o Brasil voltar a ser autossuficiente em petróleo", declarou Lula na entrevista. "A BR Distribuidora que foi destruída porque era monopólio. Hoje estamos com 392 empresas importando gasolina dos Estados Unidos", acrescentou.

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) costuma jogar no colo do PT a falta de refinarias no Brasil e a consequente necessidade de importação de derivados de petróleo, o que torna o País refém das oscilações de valores no mercado internacional a partir da política de preços adotada pela Petrobras.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.