Brasil

Volta às aulas na rede municipal do Rio começa nesta segunda

Estudantes terão acesso remoto pela TV Escola a conteúdo do ano letivo até o dia 23, quando será lançado aplicativo

 (Agência Brasil/Agência Brasil)

(Agência Brasil/Agência Brasil)

AO

Agência O Globo

Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 06h27.

As aulas da rede pública do município começam hoje ainda no modelo remoto. Os estudantes poderão acompanhar o início do ano letivo de 2021 por meio de programas na TV Escola (canal aberto 2.3) até o dia 23. Nessa data, será lançado o aplicativo “RioEduca Em Casa”, disponível na Play Store e na App Store. Mas ainda é grande a expectativa sobre como funcionará o sistema híbrido já que as aulas presenciais, para os alunos que não têm acesso à internet, estão marcadas para começar no dia 24.

Muitas mães e pais de alunos ainda não sabem se seus filhos voltarão ou não a assistir às aulas na escola. A maior preocupação é de famílias que não têm acesso à internet em casa para que os estudantes possam usar o aplicativo.

Sem computador

É o caso de Eduarda Oliveira, que tem dois filhos matriculados na rede municipal: Marcos, que está no 6º ano do Ensino Fundamental, e Pietro, no 3º. Os dois são asmáticos.

— Estou tentando marcar consulta com o médico deles para saber se é seguro ir à escola. Se o médico me aconselhar a deixá-los em casa, vai ser complicado, pois não temos computador. A alternativa seria o pai e o tio emprestarem seus celulares, mas eles dependem dos equipamentos para o trabalho — diz ela, que mora em Vila Isabel.

Tire suas dúvidas sobre a volta às aulas nas escolas da prefeitura:

Como os alunos assistirão às aulas a partir de hoje?

O ano letivo começa hoje com aulas apenas pela TV Escola. Na TV aberta, o canal é o 2.3. Na TV fechada, os números variam de acordo com a operadora: na NET/Claro, o canal é 15; na Claro TV, é o 8 ; na Oi TV, é o 25; na Sky, é o 21; e na Vivo, é o 235.

Qual será o horário e conteúdo das aulas?

Por dia, serão oferecidas dez horas de aulas, entre 7h30 e 20h30. A grade da programação da primeira semana está disponível no site da Secretaria municipal de Educação do Rio: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme. Serão transmitidas aulas de Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História, Ciências, Língua Estrangeira, Música, Artes Visuais e Cênicas.

Quando terá início o ensino presencial e pela internet?

O aplicativo “RioEduca Em Casa” — plataforma de ensino que estará disponível na Play Store e na App Store — começa a funcionar a partir do dia 23. Alunos e professores não vão gastar seus pacotes de dados ao acessarem o app. Já as aulas presenciais retornam no dia seguinte (24) para os alunos da pré-escola, 1º ano e 2º ano nas unidades que estiverem aptas de acordo com o protocolo sanitário. A Secretaria de Educação anunciará antes a lista de escolas que voltarão a abrir.

Nas escolas aptas, o retorno presencial será obrigatório?

Não. Os alunos terão a opção de assistir às aulas de forma remota, pelo aplicativo.

Como será o processo de retorno às escolas?

Vai ser gradual, por fases, com alguns anos começando semanas antes de outros, e respeitando as condições epidemiológicas da região da escola. Se uma área estiver na bandeira vermelha, ou seja, com risco de contaminação muito alto, as escolas do local só poderão receber 30% de seus alunos. Além disso, a rede tem pelo menos 44 unidades com infraestrutura em situação crítica. Essas, segundo a secretaria, não têm condições de abrir agora, e os alunos ficarão no ensino remoto.

Quando começa a distribuição de uniforme, material escolar e cartão-alimentação?

No dia 18. A direção de cada escola entrará em contato e marcará com os responsáveis um horário.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEscolasRio de Janeiro

Mais de Brasil

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta