Brasil

Vital do Rego toma posse como presidente do TCU

Ministro assume Corte no lugar de Bruno Dantas e liderará tribunal em 2025

Vital do Rego assume a presidência do TCU, substituindo Bruno Dantas (Wilson Dias/ABr)

Vital do Rego assume a presidência do TCU, substituindo Bruno Dantas (Wilson Dias/ABr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 17h06.

Tudo sobreTCU
Saiba mais

O ministro Vital do Rego tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira, 11. Ele assume a Corte de contas pelo próximo ano e substitui o ministro Bruno Dantas, que ocupava o cargo até então.

Aprovado pelo Senado em 2014, Vital do Rego já teve uma longa trajetória na política antes de chegar ao TCU. Ex-senador, ele ocupa a presidência do TCU após ser escolhido por antiguidade, critério utilizado para a sucessão dentro da Corte. Na vice-presidência do tribunal, o ministro Jorge Oliveira tomou posse.

A cerimônia de posse foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o vice-presidente da República, Gerardo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Também estiveram presentes ministros do governo federal, como Fernando Haddad, da Fazenda, Rui Costa, da Casa Civil, José Múcio, da Defesa, e Simone Tebet, do Planejamento. O governador da Paraíba, João Azevedo, também compareceu à solenidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde estar presente devido a uma cirurgia de drenagem de um hematoma, foi representado por outras autoridades governamentais.

Trajetória de Vital do Rego

Vital do Rego é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Antes de ingressar no TCU, ele teve uma destacada carreira política, passando por cargos como vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual e deputado federal, além de senador.

A eleição no TCU segue o critério de antiguidade, ainda que não haja uma norma explícita que determine o processo. Por isso, o próximo presidente após Vital do Rego será Jorge Oliveira, que ocupará o cargo de 2027 a 2028. Após ele, será a vez de Antonio Anastasia assumir a presidência de 2029 a 2030.

 

Acompanhe tudo sobre:TCU

Mais de Brasil

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente