“Vire à esquerda, companheiro”, voz do Lula chega ao Waze

Para ter a imitação da voz do ex-presidente Lula, o usuário pode fazer o download pelo link gerado pelo criador do comando

São Paulo — Os usuários do Waze podem a partir de agora ter a voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comando do aplicativo. “Vire à esquerda, companheiro”, diz o petista com entusiasmo. Quando é hora de virar à direita, a voz deixa de lado o tom divertido.

Em posicionamento a EXAME, o Waze afirmou que a gravação não é original do aplicativo. Desde 2017, um recurso permite que qualquer usuário grave comandos por voz e compartilhe com a comunidade. “O app possui o recurso Gravador de Voz, que permite que os usuários customizem os comandos de voz e também compartilharem o áudio entre si”, disse em nota.

As gravações dão os mesmos comandos que as vozes padrões disponíveis, mas não falam o nome de ruas. Além de Lula, há também imitações das dublagens de Bob Espoja e do Scooby Doo.

Os comandos dados por “Lula” acompanham a animação do ex-presidente. No início da viagem, o motorista recebe um convite: “Está pronto? Eu estou! Vamos, companheiro, tomar os meios de produção!”. Quando o “companheiro” chega ao destino, recebe um caloroso “Parabéns!”.

Para ter a imitação da voz do ex-presidente Lula, o usuário pode fazer o download pelo link gerado pelo criador do comando.

Como criar uma nova voz?

Para fazer uma gravação é preciso acessar o menu Configurações > Voz e Som > Voz Waze, e em seguida clicar em Gravar nova voz. Lá, é necessário fazer a gravação de todos os comandos possíveis durante uma viagem. O aplicativo indica a gravação de cerca de 40 comandos diferentes sobre direção, avisos, instruções e distância.

Depois de salvar, é só começar a usar e, se quiser, compartilhar com os outros usuários.

Repercussão

Usuários do twitter comemoraram a nova voz. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) diz que o uso da voz de Lula é um teste para a capacidade de direção.

 

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.