Brasil

Vice-presidente do PSDB critica racha sobre distritão

Distritão obteve 210 fotos a favor, mas precisava de 308, número mínimo para aprovar uma emenda à Constituição


	Alberto Goldman: ele não deve participar da próxima direção nacional do PSDB, que será escolhida em julho e deve manter Aécio na presidência
 (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

Alberto Goldman: ele não deve participar da próxima direção nacional do PSDB, que será escolhida em julho e deve manter Aécio na presidência (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 14h23.

São Paulo - O vice-presidente nacional do PSDB e ex-governador de SP, Alberto Goldman, criticou o comando nacional do partido pela divisão dos deputados da sigla na votação da proposta do distritão, nessa terça-feira, 26, na Câmara.

A alteração no sistema de escolha dos deputados era defendida pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas foi derrotada pela maioria.

"Na votação do distritão, que seria o tiro fatal não tão medíocre e nascente democracia brasileira, o PSDB deu 26 votos contra e 21 a favor."

Nesse sistema, seriam eleitos os deputados e vereadores mais votados, sem considerar o número de votos recebido pelos partidos ou coligações, como é atualmente.

A mensagem, divulgada em seu blog, terminou com uma ironia endereçada à cúpula do partido: "Foi uma bela demonstração de unidade e organização partidária."

Entre os tucanos favoráveis à proposta defendida por Cunha estavam o ex-líder da legenda na Câmara, Bruno Araújo (PE), e Arthur Virgílio Bisneto (AM).

O distritão obteve 210 fotos a favor, mas precisava de 308, número mínimo para aprovar uma emenda à Constituição.

O posicionamento de parte da bancada foi contra a orientação do senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido.

Goldman não deve participar da próxima direção nacional do PSDB, que será escolhida em julho e deve manter Aécio na presidência.

Tucanos ligados ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, entretanto, terão mais espaço na cúpula da legenda.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBReforma política

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'