Brasil

Ventania afeta abastecimento de água em SP; veja regiões atingidas

A Sabesp informou que parte da capital e algumas cidades da região metropolitana seguem muito afetadas nesta quinta-feira, 11

Ventania: a falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências (Sabesp/Divulgação)

Ventania: a falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências (Sabesp/Divulgação)

Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 10h41.

O abastecimento de água em parte da capital e em algumas cidades da região metropolitana de São Paulo segue "muito afetado" nesta quinta-feira, 11, segundo a Sabesp.

A empresa informa que a queda no fornecimento de energia durante as chuvas e vendavais dos últimos dois dias impediram o bombeamento de água para as residências.

"O longo tempo sem eletricidade para bombear a água impactou bastante o sistema. A Sabesp esclarece que, assim que o bombeamento é retomado, a água volta a fluir pelas tubulações, reabastecendo as caixas-d’água de cada casa e edifício no caminho, por isso a recuperação é gradativa", diz a empresa, em nota.

Quais regiões de SP estão sem água?

De acordo com a Sabesp, foram afetadas as seguintes regiões: Americanópolis, Cangaíba, Parelheiros, Parque do Carmo, Parque Savoy, Sacomã, Vila Clara, Vila Formosa e Vila Romana. Os bairros próximos a essas regiões também foram prejudicados.

Em alguns locais, como Vila Mariana e Morumbi, na capital, e Santo André e o bairro de Vila Iracema, em Osasco, a energia foi restabelecida, mas a recuperação do abastecimento está ocorrendo de forma gradual.

Quais regiões da Grande São Paulo foram afetadas?

Na Grande São Paulo, a Sabesp informa que estão sem abastecimento Itapecerica da Serra, Guarulhos, Cajamar, Mauá e Santa Isabel.

Parte das cidades de Cotia (região do Atalaia) e São Bernardo do Campo (região do Baeta Neves) também sentem os efeitos da falta de energia no abastecimento de água.

Orientação para os clientes

Como a recuperação dos serviços de água é gradativa, a Sabesp orientou que os clientes façam consumo consciente de água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa recuperação dos sistemas.

"A Companhia está em contato com a concessionária de energia, acompanhando os trabalhos de restabelecimento da eletricidade", afirma a Sabesp.

Acompanhe tudo sobre:ClimaSão Paulo capitalSabesp

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói