Exame Logo

Veja o que se sabe sobre a campanha de vacinação contra covid-19 no Rio

Prefeitura e estado esperam começar aplicação das doses ainda este mês, no dia 20

Rio: no planejamento da prefeitura, serão 450 pontos de vacinação, com a participação de 10,5 mil profissionais da Saúde (Andre Coelho/Getty Images)
AO

Agência O Globo

Publicado em 4 de janeiro de 2021 às 11h56.

Última atualização em 4 de janeiro de 2021 às 16h06.

O plano de enfrentamento à covid-19 é assunto recorrente já nos primeiros dias da gestão de Eduardo Paes (DEM), que tomou posse na sexta-feira, dia 1º. O prefeito do Rio anunciou o desdobramento previsto para a vacinação na capital. A expectativa — com doses de otimismo — é de que a campanha tenha início ainda este mês, dia 20, data do padroeiro da capital, São Sebastião, conforme Paes e o governador em exercício Claudio Castro (PSL) afirmaram durante reunião na manhã de domingo, dia 3.

O calendário, no entanto, vai depender do Plano Nacional de Imunizações ( PNI ) do Ministério da Saúde, ainda sem data de início. No planejamento da prefeitura, serão 450 pontos de vacinação, com a participação de 10,5 mil profissionais da Saúde. Na primeira fase serão atendidos os grupos prioritários, como pessoas com mais de 75 anos.

Veja também

Sobre a vacinação, nesta segunda-feira, dia 4, Paes reiterou que a prefeitura pretende seguir o que o PNI determinar. No entanto manterá como plano B o acordo firmado com o governador de São Paulo, João Doria, para fornecimento da vacina Coronavac feita em parceria entre o Instituto Butantan e a famacêutica chinesa Sinovac.

"O que vou pleitear (com o ministério) é porque os professores não estão incluídos nessa primeira fase", disse.

Veja o que se sabe até o momento para a capital:

As ações para o combate à covid-19 no Rio também incluem:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEduardo PaesEstado do RioMinistério da SaúdeRio de Janeirovacina contra coronavírusVacinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame