Brasil

Vai chover em SP hoje? Centro-Oeste, Norte e MG terão chuvas intensas nesta quarta-feira, diz Inmet

Rio de Janeiro e São Paulo terão dia ameno; Sul segue com alerta de potenciais tempestades

Chuva em SP: São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas (Marcelo Carmargo/Agência Brasil)

Chuva em SP: São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas (Marcelo Carmargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 06h37.

O Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. As cidades de Belo Horizonte, Goiânia, Cuiabá e Porto Velho devem enfrentar chuvas intensas e ventos fortes, com risco de cortes de energia e alagamentos.

O Rio de Janeiro deve ter sol o dia inteiro, com máxima de 37°C. Já São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas, e deve ter uma quarta-feira de tempo mais fechado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Os termômetros da capital paulista devem registrar máxima de 32°C e mínima de 22°C.

Uma concentração de nuvens carregadas está passando por cima de Minas Gerais e deve trazer pancadas de chuva o dia inteiro para a capital mineira. As temperaturas na cidade ficam entre 19°C e 28°C.

Nuvens carregadas também pairam sobre a região central do país, principalmente perto da fronteira com a Bolívia. Cuiabá, Porto Velho e Goiânia devem enfrentar fortes pancadas de chuva com trovoadas o dia inteiro, mas as temperaturas continuam altas, chegando a 34°C, 31°C e 31°C respectivamente. A mesma área de instabilidade também cobre o sul do Pará e Amazonas, mas Manaus e Belém devem ser poupados.

A região Sul inteira segue com alerta amarelo de perigo potencial de tempestade. O mapa de satélite do Inmet mostra nuvens carregadas, principalmente sobre o Paraná, de forma que Curitiba deve ter pancadas de chuva mais fortes na parte da manhã e da noite. No entanto, as precipitações não trazem alívio do calor, pois a capital paranaense terá máxima de 34°C e mínima de 20°C.

Porto Alegre e Florianópolis também terão chuva o dia inteiro. A capital gaúcha será a mais afetada, com fortes pancadas e trovoadas o dia inteiro, e máxima de 32°C. As precipitações mais fortes na capital catarinense serão na parte da noite, e os termômetros da cidade devem registrar entre 24°C e 31°C.

O Nordeste será poupado da maior parte da chuva. Salvador e Recife podem ter leves garoas e tempo nublado, mas a temperatura ainda superará os 30°C em ambas as cidades.

Entenda por que o país está com temperaturas mais amenas no verão

O calorão que atingiu parte do país durante a primavera foi amenizado com a entrada do verão. Os fenômenos responsáveis pela queda de temperatura nas últimas duas semanas são os altos índices de chuvas somados à umidade elevada do ar, características principais dessa época do ano.

De acordo com o Inmet, a primeira quinzena de janeiro será bastante úmida e com registro de chuva em praticamente em todo o Nordeste. Alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento na região.

Os fenômenos também chegam em todo o Centro-Oeste, Sul e Sudeste, atingindo mais intensamente os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, que estão sob alerta de chuvas intensas, de acordo com o Inmet.

— O calor e a umidade são um padrão bem típico do verão. A Zona de Convergência do Atlântico Sul que favorece chuvas de três a quatro dias, podendo até atuar um pouco mais. E é justamente essas chuvas, fracas, moderadas, em alguns momentos fortes acompanhadas de trovoadas e rajadas, que deixam as temperaturas um pouco mais amenas — explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

Até o dia 15, um canal de umidade provocado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros.

Vai chover em SP hoje?

São Paulo está marcada com o alerta amarelo de potenciais chuvas intensas, e deve ter uma quarta-feira de tempo mais fechado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Os termômetros da capital paulista devem registrar máxima de 32°C e mínima de 22°C

Acompanhe tudo sobre:Chuvassao-paulo

Mais de Brasil

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT