Brasil

Unesp abre Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção

O CEPC ficará alocado no Centro de Estudo e Extensão (CEE) da Unesp, campus de Franca, e contará com pesquisadores efetivos e associados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 18h27.

São Paulo - A criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (CEPC) foi aprovada pela Congregação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O CEPC ficará alocado no Centro de Estudo e Extensão (CEE) da Unesp, campus de Franca, e contará com pesquisadores efetivos e associados. A coordenação geral ficará sob responsabilidade da professora Rita de Cássia Biason.

De acordo com a Unesp, o novo centro terá por finalidade desenvolver estudos e pesquisas, em área multidisciplinar, que auxiliem a compreensão dos múltiplos aspectos do fenômeno da corrupção. Os eixos norteadores do centro serão Transparência e Integridade Pública.

A proposta do CEPC é realizar diagnósticos e propor intervenções em áreas de vulnerabilidade da administração pública, especificamente com relação aos mecanismos de combate a corrupção no âmbito doméstico e internacional (convenções anticorrupção).

Entre os objetivos do centro estão a realização de pesquisas de políticas anticorrupção, a promoção de ações de formação, gestão de conhecimento e investigação, a realização de eventos culturais e científicos pertinentes ao eixo temático e a articulação de projetos de extensão entre universidade e comunidade não acadêmica.

As linhas de pesquisa são “Corrupção e Boa Governança”, “Transparência Pública e Accountability” e “Mecanismos Internacionais de Combate à Corrupção”.

O CEPC será formado por pesquisadores e estudantes que participam de dois grupos da Unesp em Franca: o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (Gepec) e o Grupo de Estudos de Política Aplicada e Comparada (Gepac).

Para mais informações clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesPesquisa e desenvolvimento

Mais de Brasil

Polícia Civil prende suspeito de ser mentor de ataque em assentamento em Tremembé

Defesa de Daniel Silveira volta a pedir indulto natalino e liberdade condicional

Setor naval fecha 2024 com investimentos de R$ 30 bilhões

Roupas, gestos e religião: traficantes e milicianos impõem 'cartilha do medo' nas comunidades