Brasil

TSE tem maioria para manter cassação de Deltan Dallagnol

Tribunal também rejeitou o registro de candidatura do ex-procurador por considerar que ele tentou burlar a Lei da Ficha Limpa

Ex-deputado e ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

Ex-deputado e ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol (EVARISTO SA/AFP/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de setembro de 2023 às 19h21.

Última atualização em 13 de setembro de 2023 às 19h36.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para negar recurso do ex-deputado e ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR) contra a decisão que cassou seu mandato em maio.

O julgamento está sendo realizado em sessão virtual que vai até a próxima quinta-feira, 14.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

Os ministros Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, André Tavares, Raul Araújo e Cármen Lúcia votaram para rejeitar o pedido e manter a cassação. Ainda não se manifestaram os ministros Floriano Azevedo e Kássio Nunes Marques.

O TSE derrubou o registro de candidatura do ex-procurador por considerar que ele tentou burlar a Lei da Ficha Limpa. Por unanimidade, os ministros entenderam que Deltan pediu exoneração do cargo para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia torná-lo inelegível. Para a defesa, a Corte eleitoral fez "suposições".

Acompanhe tudo sobre:Deltan DallagnolTSEAlexandre de MoraesLei da Ficha Limpa

Mais de Brasil

Comunicação sobre free flow ficou aquém do necessário, diz CEO da Ecorodovias

PGR recorre de decisão do STF que acaba com aposentadoria compulsória para punir juízes

Lula conversa com Delcy Rodríguez e detalha plano de ajuda do Brasil após terremoto na Venezuela

Galípolo diz que BC enviou informações sobre Pix aos EUA para investigação