Brasil

Toffoli diz que eleições tiveram resultado esperado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, fez um balanço do trabalho do tribunal em 2014 e disse que as eleições tiveram o resultado esperado

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, concede entrevista (Ueslei Marcelino/Reuters)

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, concede entrevista (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 17h37.

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, fez hoje (19) um balanço do trabalho do tribunal em 2014 e destacou a atuação durante as eleições de outubro.

Toffoli citou o trabalho conjunto com os ministérios da Justiça e da Defesa na segurança do processo eleitoral.

“As eleições de 2014 tiveram o resultado esperado, com sucesso garantindo, a transparência e o direito ao voto de toda a população brasileira”, disse.

Segundo Toffoli, o Brasil tem hoje um sistema eleitoral aparelhado para, além da eleição ordinária, realizar, no mesmo dia, outros tipos de consulta.

O presidente do TSE citou também a aquisição de kits biométricos para a próxima etapa de cadastramento dos eleitores e a capacitação de 29 mil mesários para o pleito deste ano.

Dias Toffoli apresentou dados sobre as sessões realizadas pelo TSE em 2014.

Foram 154 sessões entre as ordinárias, extraordinárias e solenes. No plenário, foram julgados 3.807 processos e proferidas 2.193 decisões monocráticas que são as decisões individuais de ministros. Ao longo do ano, foram distribuídos aos ministros 7.320 processos, sendo julgados 7.952.

Em relação à parte orçamentária a Justiça Eleitoral atingiu 97% de execução orçamentária em 2014. Segundo Dias Toffoli, houve economia de R$ 50 milhões na contratação de pessoal de apoio às eleições com a descentralização de licitação.

Antes, a licitação para essas contratações era centralizada no TSE para distribuição aos Tribunas Regionais Eleitorais (TREs).

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilEleiçõesTSEEleições 2014

Mais de Brasil

Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula