Pesquisa da Unifesp mostra que 70% da população é contra a legalização da maconha no país. 1,5 milhão de brasileiros usa a droga todos os dias (Paula Bronstein/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 1 de agosto de 2012 às 15h22.
São Paulo - Diariamente, 1,5 milhão de brasileiros usam maconha, a droga ilegal mais comum no mundo. Ao todo, 8 milhões de pessoas, 7% da população adulta, já experimentaram Cannabis sativa alguma vez na vida. Os dados estão em pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada hoje.
Apesar dos números, a prevalência da droga é menor que em outros países, como atesta a Organização das Nações Unidas. No Brasil, 3% das pessoas entre 14 e 59 anos fizeram uso da maconha no último ano. Nos Estados Unidos, chega a 10% da população adulta. No Canadá, são 14%.
Mais de 60% dos usuários brasileiros experimentaram a droga antes dos 18 anos, o que, segundo o relatório, é um indicador que potencializa o grau de dependência, que chega a mais de um terço (37%) dos usuários. Os sintomas considerados neste caso foram a ansiedade causada por não ter a Cannabis, a sensação de perda de controle sobre o uso, entre outros.
O levantamento foi feito em 149 cidades brasileiras com 4.607 indivíduos em amostragem representativa de toda população nacional. Em relação à legalização, 70% dos entrevistados são contra e 14% não têm opinião formada ou não quiseram responder, com 11% se dizendo a favor de tornar o uso da maconha legal.
É a segunda vez que a Unifesp realiza o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. Nesta edição, foi detectado um aumento no uso da maconha pelos adolescentes. Em 2006, época do primeiro estudo, havia um adolescente para cada adulto, o que aumentou para 1,4 em 2012.