Brasil

Tabata Amaral pede voto útil em Lula para evitar segundo turno "tumultuado"

Destacando a necessidade de "colocar a democracia em primeiro lugar", falou em "virar voto" no primeiro turno, para evitar segundo turno "questionado" e "tumultuado", como "bolsonarismo quer"

Tabata deixou o PDT após ter atividades no partido suspensas por não seguir orientação da sigla na votação da reforma da Previdência (Will Shutter/Agência Câmara)

Tabata deixou o PDT após ter atividades no partido suspensas por não seguir orientação da sigla na votação da reforma da Previdência (Will Shutter/Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de setembro de 2022 às 15h47.

Última atualização em 22 de setembro de 2022 às 20h18.

yt thumbnail

A deputada federal e candidata à reeleição Tabata Amaral (PSB) utilizou as redes sociais nesta quinta-feira, 22, para pedir voto útil em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — principalmente de eleitores de Ciro Gomes (PDT). Destacando a necessidade de "colocar democracia em primeiro lugar", falou em "virar voto" no primeiro turno, para evitar segundo turno "questionado" e "tumultuado", como "bolsonarismo quer".

"Um dos principais argumentos que eu usei para pedir votos no Ciro em 2018 foi o de que sua candidatura era a única que tinha chances reais de derrotar Bolsonaro. Hoje, uso o mesmo argumento para pedir que vocês votem em Lula e Alckmin", justificou.

Segundo ela, a candidatura de Ciro Gomes é a que mais pode ajudar a "virar o jogo". "Primeiro, porque ele é o terceiro colocado nas pesquisas, mas também porque os eleitores de Ciro são os que têm mais chance de votar em Lula e Alckmin."

Tabata deixou o PDT após ter atividades no partido suspensas por não seguir orientação da sigla na votação da reforma da Previdência. No vídeo publicado nesta quinta-feira, a deputada, porém, destacou ter "respeito" pela trajetória política de Ciro Gomes.

A campanha de Lula tem buscado atrair eleitores de Ciro Gomes, Simone Tebet (MDB) e indecisos no primeiro turno. Um vídeo divulgado na quarta-feira, 21, mostra diversos cantores e atores cantando o "Vira voto" e fazendo com as mãos a sinalização de uma arma referência usada por Bolsonaro e seus partidários se transformando no "L" de Lula.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira, mostrou que 26% dos eleitores aceitam mudar de voto para eleger o ex-presidente no primeiro turno, enquanto 64% rejeitam fazê-lo. Embora os que descartam migrar para o petista sejam maioria, o dado já representa um trunfo à a campanha do ex-presidente, uma vez que, se confirmado, amplia a margem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL).

LEIA TAMBÉM:

Decisão do TSE sobre Tabata Amaral fortalece movimentos de renovação

Os planos de Tabata Amaral no combate à violência contra a mulher

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPDTTabata AmaralEleições 2022

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas