Brasil

STF permite venda de produto de conveniência em farmácia

De acordo com o entendimento dos ministros, os Estados podem legislar sobre a venda de produtos de conveniência em farmácias


	Farmácia: PGR tentava barrar a comercialização de artigos de conveniência em farmácias
 (ALEXANDRE BATTIBUGLI)

Farmácia: PGR tentava barrar a comercialização de artigos de conveniência em farmácias (ALEXANDRE BATTIBUGLI)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 20h31.

Brasília - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira, 11, ações da Procuradoria Geral da República (PGR) que tentavam barrar a comercialização de artigos de conveniência em farmácias e drogarias dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Roraima.

Os ministros aplicaram nas ações relativas aos três Estados o mesmo entendimento de ação semelhante julgada no final de agosto sobre legislação do Acre.

Nas ações diretas de inconstitucionalidade, a PGR defende que caberia apenas à União legislar sobre normas de proteção à saúde.

Ao analisar o caso referente ao Acre, contudo, o ministro relator, Marco Aurélio Mello, apontou que a legislação não trata de saúde, mas sim de comércio e, portanto, não invade competência da União.

O relator foi seguido pelos demais ministros, que nesta tarde aplicaram o entendimento a mais três Estados. "Ao autorizar a venda de outros produtos em farmácias, o legislador estadual nada dispõe sobre saúde, e sim sobre o comércio local", disse Mello.

Ainda segundo o ministro, no caso da inexistência de norma específica, "remanesce a competência estadual para legislar sobre o tema".

Assim, de acordo com o entendimento dos ministros, os Estados podem legislar sobre a venda de produtos de conveniência em farmácias.

Acompanhe tudo sobre:FarmáciasJustiçaSetor farmacêuticoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

AGU notifica Meta sobre decisão que encerra checagem de fatos nos EUA para saber planos para Brasil

Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no Rio Sena

Governo de SP anuncia construção da 3ª pista no Sistema Anchieta-Imigrantes

Ministro de Minas e Energia busca investimentos da ADNOC em gás e fertilizantes no Brasil