SP terá ato contra preço do transporte público na sexta; protestos de junho de 2013 chegam a 10 anos
O ato começará às 17h em frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade, e defende a abolição da tarifa no transporte
Agência de notícias
Publicado em 27 de junho de 2023 às 12h02.
A cidade de São Paulo terá uma manifestação contra a tarifa do transporte público nesta sexta-feira, dia 29, em comemoração aos dez anos das grandes manifestações que aconteceram em junho de 2013, organizadas pelo Movimento Passe Livre.
O ato começará às 17h em frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade, e defende a abolição da tarifa no transporte. É organizado principalmente por movimentos sindicais, como o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, sociais, como Ação Antifascista SP e Coletivo Juntos!, e partidos políticos de esquerda, como o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
- Vai fazer frio em SP? Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana do inverno
- Líder do governo, Randolfe quer convocar Campos Neto para explicar juros na CAE do Senado
- JBS (JBSS3) anuncia R$ 2,2 bilhões em dividendos: veja quem tem direito
- Gripe aviária: Ministério da Agricultura confirma mais dois casos em aves silvestres
- Preço de condomínios em SP cresce até 16% em um ano
- IGP-M: inflação do aluguel tem deflação na 2ª prévia de junho
“Há uma década, milhares de pessoas tomaram as ruas de cidades brasileiras para protestar contra o aumento das tarifas do transporte coletivo (...) Dez anos depois, o cenário se agravou. Os custos de vida aumentaram, o transporte público está cada vez mais caro e a qualidade não apresenta melhorias significativas. Além disso, a privatização continua sendo apontada como solução” justifica a organização do ato, em um release divulgado à imprensa.
Tarifa zero
Segundo o grupo, a tarifa zero, tema constantemente abordado em manifestações contra aumentos em tarifas do transporte, deve ser uma pauta considerada pela Prefeitura de São Paulo, em conjunto com o governo do Estado, visto que a capital tem um transporte integrado entre ônibus, metrô e trens. Hoje, a gratuidade do transporte já é uma realidade em 72 cidades do País.