Covid-19: SP supera os EUA e atinge 60% da população totalmente vacinada
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, os Estados Unidos já imunizaram contra o coronavírus 56% de toda a população
Gilson Garrett Jr
Publicado em 6 de outubro de 2021 às 13h14.
Última atualização em 6 de outubro de 2021 às 13h15.
O estado de São Paulo atingiu, nesta quarta-feira, 6, a marca de 60% da população totalmente vacinada contra a covid-19, seja com duas doses ou com dose única. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, mais de 65 milhões de doses já foram aplicadas.
O percentual é superior a outros países que começaram a vacinação antes. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), os Estados Unidos já imunizaram 56% de toda a população.
- A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades. Aprenda a investir com a EXAME Academy
“Esses 60% representam 27,6 milhões de pessoas. O estado trabalha para que todos tomem a segunda dose. Estudos mostram que há mais hospitalização para as pessoas sem o esquema de vacinação completo. Em São Paulo, 3,8 milhões de pessoas ainda não receberam a segunda dose”, disse Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Regiane de Paula ainda destacou que a dose de reforço, que é administrada em idosos acima de 60 anos, só pode ser aplicada após seis meses da segunda dose. Neste momento são chamadas pessoas que completaram o esquema em abril deste ano.
467 municípios não registram mortes
Dados divulgados pelo governo paulista mostram que na última semana, 72% dos municípios não registraram mortes em decorrência da covid-19, o que corresponde a 467 municípios.
“A variante Delta superou a Gama e havia previsões que a situação estaria muito difícil agora, mas isso não aconteceu. Em março tivemos o pico na média de internações, com mais de 3 mil novas por dia. Isso caiu 84% e hoje estamos com 50 novas internações por dia no estado de São Paulo”, disse Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico, responsável por definir as ações de combate à covid-19.
Capital tem 81% dos adultos imunizados
De acordo com dados da prefeitura atualizados na segunda-feira, 4, a cidade tem 7,2 milhões de pessoas com o esquema de vacinação completo (duas doses ou dose única), o que equivale a 81% de quem tem mais de 18 anos.
Além disso, mais de 10,3 milhões com pelo menos a primeira dose, o que equivale a toda a população adulta da cidade. Outras 200 mil pessoas já receberam a dose adicional.